terça-feira, 16/09/2003

Aluno da Escola Estadual Vila Tupi representará o país em Buenos Aires

Baixada Santista tem se destacado em concursos de âmbito estadual e nacional Com apenas 17 anos e inúmeros prêmios no currículo, o aluno Francivaldo Lourenço da Silva, do 3.º ano […]

Baixada Santista tem se destacado em concursos de âmbito estadual e nacional

Com apenas 17 anos e inúmeros prêmios no currículo, o aluno Francivaldo Lourenço da Silva, do 3.º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vila Tupi, localizada em Praia Grande, está entre os 6 ganhadores brasileiros do 1.º Concurso histórico-literário “Caminhos do Mercosul 2003: O Gaúcho e o Cruzeiro do Sul”, realizado em todos os países do Mercosul e associados.

Os representantes brasileiros, junto com mais 30 alunos oriundos de Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai, serão contemplados com uma viagem à Província de Buenos Aires, Argentina. A data da viagem será divulgada até o fim de setembro. No roteiro da semana está incluído um passeio pelos caminhos gauchescos, tema desenvolvido pelos alunos nos trabalhos de pesquisa. O concurso foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e pelo setor educacional do Mercosul, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos e desenvolver o respeito à diversidade cultural.

De acordo com o regulamento, alunos das redes pública e particular de ensino, nascidos nos anos de 1986 ou 1987 que estivessem cursando o Ensino Médio, poderiam se inscrever por meio das escolas.

O aluno Francivaldo garante que o prêmio é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação. “Desenvolvi meu trabalho após inúmeras pesquisas nas bibliotecas da escola e do município, fiquei pesquisando durante todo o mês de férias escolares. Meu trabalho teve maior destaque em função da comparação feita entre os gaúchos do  Brasil, da Argentina e do Uruguai”, acrescenta. Entre os planos do jovem destaca-se um em especial: tentar conseguir uma bolsa de estudos e cursar Letras.  Segundo ele, o prêmio foi mais um incentivo em sua caminhada de luta.

A dirigente de ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, orgulha-se com o prêmio obtido pelo estudante. “A rede estadual de ensino é repleta de talentos, assim como o Francivaldo, mas nem todos conseguem se projetar por falta de oportunidades. Por isso, sempre estamos incentivando nossos alunos a participarem de concursos das mais diferentes áreas do conhecimento, para que cada um possa descobrir sua vocação. Investir nesses alunos significa investir no futuro do país”, finaliza.

Renata Ferrarezi