• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/05/2016
Boas Práticas

Aluno da rede cria extensão brasileira para game alemão

Simulador de ônibus OMSI é febre na internet; estudante mapeou ruas e estações rodoviárias de SP

Começa com um cubo, que vira uma esfera, que vira uma peça e, com a junção de tudo isso, é possível dar forma a um ônibus. E é exatamente assim que se inicia a diversão do aluno da E.E Arcy Major, Pedro Henrique Torres. Sua paixão por games e admiração pela estrutura dos ônibus fez com que o estudante desenvolvesse uma expansão “abrasileirada” do jogo alemão OMSI.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Eu comecei ano passado, quando descobri que o 3D poderia ser uma facilidade na minha vida. Eu já tinha um apreço por 3D, eu via o pessoal fazer e queria tentar fazer igual. E a escolha do ônibus foi ideia minha. Então, por diversão, eu comecei a modelar”, disse o aluno.

Pedro conta que trabalhou no projeto para mapear as ruas e estações rodoviárias de São Paulo por cerca de dois anos. Com a ajuda de professores, orientadores e um espaço na escola em que ele pudesse desenvolver, a expansão para o game ganhou forma.

Trata-se de um simulador livre, em que o jogador pode definir o modelo do ônibus, itinerário, trajeto e até mesmo o clima. O objetivo é simular o trabalho de um motorista, no qual terá que transportar os passageiros e cumprir com os horários da tabela.

Pedro é monitor da sala destinada ao Acessa Escola e orienta um grupo de 25 alunos na construção e desenvolvimento de outros jogos. “Eu não sei se sou um arco de inspiração para outros alunos, mas eu consigo dar motivação e mostrar para eles que não é basicamente a eletrônica que faz tudo, depende também do ser humano que está ali com conhecimento, que pode dar seu conhecimento e ser reconhecido pelo mundo”, disse.

Aluno do último ano do Ensino Médio, Pedro está se preparando para prestar vestibular para os cursos de logística e ciências da computação.