segunda-feira, 11/11/2019
Boas Práticas

Aluno da rede disputa mundial de robótica na França

Grupo de Gabriel Salles, estudante da unidade Jorge Street, vence competição no Rio Grande do Sul e conquista vaga em evento internacional

Um aluno da rede estadual, da Escola Técnica Estadual (Etec), se classificou para o RoboCup, evento mundial de robótica, programado para 2020, em Bordeaux, na França. A disputa ocorreu em Rio Grande (RS) no final de outubro, simultaneamente à Olimpíada Brasileira de Robótica.

Gabriel Salles é estudante da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, na região do ABC, e cursa o terceiro ano do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio. Ele fez parte do grupo que conquistou a vaga ao vencer a Competição Brasileira de Robótica/Latin America Robotic Competition (CBR/Larc).

O interesse de Salles pelo tema começou com o pai, que é professor e proprietário de uma escola de robótica. “Como tinha um pouco de dificuldade em Eletrônica, decidi fazer o curso técnico para me aprimorar”, conta o estudante. “Na disputa do desafio em Rio Grande, fui responsável por montar toda a parte elétrica do nosso robô.”

Salles participou da competição acompanhado do aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Palmares, Felipe Catapano, e dos pais dos jovens. “É fundamental que alunos da rede possam ter contato com esse tipo de evento. O intercâmbio de ideias, de mundos e de vidas diferentes enriquece a todos”, comemora o coordenador da COPED, Caetano Siqueira.

O embarque dos quatro para a França está previsto para junho do ano que vem.