Além de ficar atento ao calendário das universidades estaduais, fazer simulados e ler muito, o aluno Alef Bianco da Costa, da E.E. Maria Augusta de Ávila, teve uma experiência diferente na preparação para o vestibular.
O estudante, que irá prestar medicina na Fuvest, visitou o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – instituição de saúde estadual que é referência na América Latina -, e conversou com o cardiologista Romeu Meneghelo.
No encontro, Alef esclareceu dúvidas sobre a carreira, viu de perto os laboratórios e andou pelos corredores do hospital. Ao final da experiência, ele diz que está mais certo de sua escolha. “Adorei conhecer o Instituto Dante Pazzanese e tenho mais certeza ainda de que quero fazer medicina. Vou me empenhar para realizar meu sonho de passar na Fuvest”, conta.
Preparo
Além dessa visita, o estudante já havia ido à Feira das Profissões da USP, que ocorreu em agosto deste ano. A Secretaria da Educação levou 6 mil alunos da rede para o evento.
“Nos preocupamos em oferecer subsídios para que os alunos conheçam melhor as carreiras que pretendem seguir”, diz o professor Igor Pop Flores, uns dos docentes responsáveis por levar os alunos E.E. Maria Augusta de Ávila à Feira das Profissões.
Fora isso, Alef faz provões e simulados, preparados pelos professores da escola. “Nossa intenção com os provões é que eles aprendam a se programar para responder as questões dentro de um prazo determinado”, explica a vice-diretora Rosana Ramos Zalunche.