segunda-feira, 05/05/2008

Aluno da rede estadual de Guarulhos vence concurso de japonês e ganha viagem

Estudante vai a Osaka e Tóquio com tudo pago O estudante da rede estadual paulista Guilherme Henrique Fidélis, 17 anos, morador de Guarulhos, venceu mais de 1.500 estudantes de idioma […]

Estudante vai a Osaka e Tóquio com tudo pago

O estudante da rede estadual paulista Guilherme Henrique Fidélis, 17 anos, morador de Guarulhos, venceu mais de 1.500 estudantes de idioma japonês e, com isso, vai ao Japão com tudo pago. A premiação só foi possível por conta de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Japão.

Guilherme, que estuda japonês há três anos e meio no Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Itaquera, foi selecionado entre 900 alunos de todos os outros CELs de São Paulo. Depois, disputou a viagem com um finalista do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas – Celem, do Paraná, num teste de proficiência escrito e em uma entrevista em japonês.

“É muito gratificante ver um aluno da rede vencer um prêmio como esse. Viajar ao Japão será uma experiência inesquecível para o estudante”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em 1º de julho Guilherme embarca para Osaka_ depois para Tóquio. Serão 15 dias de intercâmbio com hospedagem em hotel da Fundação Japão e depois na casa de uma família japonesa. “O CEL foi muito importante para mim. Já queria ser professor de língua portuguesa. No CEL descobri o gosto pela cultura, comida e arte japonesa. Vou cursar Letras na USP e depois ser professor de japonês”, diz Guilherme, que hoje estuda no terceiro ano do ensino médio da escola estadual Pedro Roberto Vaghi, em Guarulhos.

CEL

Aulas de japonês, italiano, francês, alemão e espanhol. A Secretaria de Estado da Educação oferece todos estes idiomas em 75 Centros de Línguas, os chamados CELs, espalhados por todo o Estado.

A cada semestre novas turmas são abertas. Os cursos duram três anos e têm objetivo de ensinar línguas que não estão na grade curricular da rede, além de enriquecer o currículo de futuros profissionais e oferecer acesso a outras culturas.

Para inscrever-se no programa o aluno deve freqüentar cursos regulares ou supletivos na rede estadual_ a partir da 6ª série. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

Cada curso é composto de seis estágios, é dividido em nível I e II. Cada nível tem três estágios, totalizando 480 horas de aulas.

O curso de espanhol é o mais freqüentado, seguido pelo de francês. “O ensino de outros idiomas é uma oportunidade de vida. É importante para o futuro dos estudantes”, afirma Arlete Carvalheiro Paula Lima, responsável pelo ensino de idiomas estrangeiros na Secretaria.