• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/11/2004
Últimas Notícias

Aluno da rede estadual de Praia Grande participará de programa nos EUA

Alan foi um dos 20 selecionados no país pela Embaixada dos Estados Unidos No período de 8 a 24 de janeiro de 2005, Alan Santinele Martino, de apenas 15 anos, […]

Alan foi um dos 20 selecionados no país pela Embaixada dos Estados Unidos

No período de 8 a 24 de janeiro de 2005, Alan Santinele Martino, de apenas 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio da EE Maria Pacheco Nobre, de Praia Grande, estará vivenciando uma experiência desejada pela maior parte dos adolescentes: conhecer o exterior e fazer intercâmbio cultural. A oportunidade surgiu por meio do Programa Jovens Embaixadores 2005, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Alan foi um dos vinte classificados entre alunos de todo o país e o único representante da Baixada Santista. O Programa, criado em 2002, busca o enriquecimento acadêmico, pessoal e profissional de estudantes e professores de língua inglesa, de forma gratuita.

A programação dos brasileiros inclui uma semana de atividades em Washington e mais uma semana em um Estado norte-americano diferente, convivendo com uma família típica americana. O jovem frequentará aulas em uma escola de Ensino Médio. Dessa forma, os envolvidos poderão ampliar seus conhecimentos e horizontes em contato com os EUA e estimular a troca de informações entre os dois países. Os professores selecionados acompanharão os jovens, atuando como coordenadores nos Estados anfitriões.

Desde a chegada da notícia sobre sua seleção, no dia 25 de outubro, pelo embaixador dos EUA no Brasil, John Danilovich, Alan afirma estar vivendo um sonho. “Ainda hoje conecto a Internet para verificar se é realmente meu nome a minha foto que constam no site da embaixada. Agora vou dar entrada na documentação para retirada do passaporte”, anima-se o jovem.

Alan confessa que não foi fácil passar por todas as etapas do programa. “O processo de seleção durou três longos meses. Não dava tempo de comemorar o êxito de uma etapa, pois logo em seguida, telefonavam avisando que na semana seguinte haveria outra”, revela o ganhador.

Hoje ele comemora a conquista com a família, os colegas de classe e a direção da escola. A alegria também está sendo dividida com seus alunos. Voluntário da Creche do Idoso, localizada na Vila Guilhermina, onde ministra aulas de inglês para alunos com mais de 50 anos, Alan destaca que o trabalho voluntário contou pontos a seu favor durante a seleção. “Comecei a lecionar para dois alunos há seis meses, atualmente estamos com 30 e a procura vem aumentando”, ressalta.

O pai de Alan, Gerson Martino, reconheceu a importância do incentivo da direção da escola e dos professores durante a realização do Programa Jovem Embaixador. “Desde que transferimos residência de São Paulo para Praia Grande e procuramos a escola para matricular Alan, fomos muito bem atendidos. A unidade foi receptiva e desenvolve um trabalho excelente”, elogia.

A diretora da EE Maria Pacheco, Maria Lucia Crespo Maciel credita o sucesso do aluno ao seu esforço, dedicação e no empenho do corpo docente. “Alan provou que querer é poder. Espero que ele sirva de exemplo para os demais alunos. Ele pretende ser diplomata e eu tenho certeza que ele será”, prevê a diretora.

O programa, voltado aos alunos de 15 a 18 anos da rede pública de ensino e para bolsistas de escolas particulares, contou com a participação de 16 Estados brasileiros que concorreram ao processo de seleção iniciado pelas instituições parceiras em cada Estado e finalizado pela Embaixada dos EUA em Brasília. Os Estados concorrentes foram: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Renata Ferrarezi