• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/06/2005
Últimas Notícias

Aluno da rede estadual é selecionado para curso nos Estados Unidos

“Minha vida está sofrendo uma verdadeira transformação”. Isto foi quase tudo o que Alan Santinele Martino, aluno da 2ª série do ensino médio da EE Maria Pacheco Nobre, de Praia […]

“Minha vida está sofrendo uma verdadeira transformação”. Isto foi quase tudo o que Alan Santinele Martino, aluno da 2ª série do ensino médio da EE Maria Pacheco Nobre, de Praia Grande, conseguiu dizer após ser convidado para um encontro com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, no mês passado.

O embaixador esteve em Santos para lançar a edição de 2006 do Programa Jovens Embaixadores, mas também trazia a notícia que poderá mudar a vida de Alan: ele foi escolhido como único estudante brasileiro de escola pública para participar, de 2 de julho a 11 de agosto, do curso de verão na Cushing Academy, de Massachusetts.

Para conquistar o primeiro lugar do Programa Jovens Embaixadores, Alan participou do processo seletivo que classificou 25 finalistas e os levou a um estágio de 15 dias nos Estados Unidos, para aprimorar o inglês. E a escolha do aluno de Praia Grande pode ser traduzida pelo que disse o embaixador John Danilovich ao anunciar o vencedor da edição de 2004/2005: “O Alan é um batalhador e tem perfil de lider. É um exemplo de dedicação e competência”.

O programa, segundo o embaixador, tem contribuído para revelar os talentos da rede pública de ensino. “Temos recebido candidatos de alto nível da rede, com boas notas, bom comportamento, bom domínio da língua inglesa e participação ativa em projetos sociais e de voluntariado”, destacou Danilovich.

Alan desenvolve trabalho voluntário na Creche do Idoso, na Vila Guilhermina, em Praia Grande, onde ministra curso de inglês para a 3ª idade. Feliz com a nova oportunidade concedida pela Embaixada por meio de uma parceria com o Cushing Academy, confessa que não imaginava voltar num espaço de tempo tão curto aos EUA. “Vou poder estudar mais, conhecer novos lugares, culturas e trocar experiências. Minha vida está sofrendo uma verdadeira transformação. Novas portas estão se abrindo e eu fico satisfeito de poder compartilhar essa emoção com todos vocês”, disse o jovem.

A dirigente regional de Ensino de São Vicente, Serli Carvalho Rodrigues prestigiou o encontro e parabenizou o aluno por mais uma conquista. “O Alan é um exemplo de vida, referência para os colegas de classe e motivo de orgulho para a Secretaria Estadual da Educação, afinal ele é fruto da escola pública”, ressaltou a dirigente.

Todos os custos referentes a viagem serão cobertos pelo Cushing Academy em conjunto com a Embaixada Americana.

Renata Ferrarezi