terça-feira, 31/07/2018

Aluno da rede representará o Brasil em Olimpíada Internacional de Economia

Competição acontece em setembro na Rússia e contará com uma delegação de cinco estudantes brasileiros de Ensino Médio

Entre os dias 14 e 22 de setembro, o aluno Tomás Aguirre Lessa Vaz da Escola Estadual Manuel Ciridião Buarque participará da 1ª Olimpíada Internacional de Economia (Ecolymp), em Moscou, na Rússia. Ele é um dos cinco estudantes do Ensino Médio que irá representar pela primeira vez o Brasil na competição.

A seleção dentro do país foi feita pela Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon) e teve a participação de aproximadamente 1,7 mil alunos de todas as regiões. Tomás se destacou nas duas etapas do processo.

O estudante conta que a Obecon fez a seleção para a etapa mundial em duas fases, uma online e outra presencial, com questões abrangentes sobre Economia. “Nem acreditei quando soube que fiquei em primeiro nas duas fases”, lembra.

Segundo ele, os organizadores cobrirão todos os gastos na Rússia, enquanto os custos de passagem ficarão por conta de cada participante. “Como o orçamento anda apertado em casa, estou lançando uma campanha de arrecadação para cobrir os gastos”, completa.

O programa, no entanto, é bem intenso. Ao todo, são quatro dias exclusivamente dedicados às provas, em três rounds. O conteúdo abordado engloba questões de teoria econômica, administração de negócios e finanças.

Tomás acredita que o resultado seja reflexo de seu interesse pelo assunto. “Já estava lendo, por pura curiosidade, justamente o principal livro didático usado para a preparação da prova, o The Economy, que é disponibilizado gratuitamente online pela fundação britânica CORE Econ. Já havia lido parte das leituras sugeridas”, explica.

Esse incentivo também partiu da Escola do menino. A unidade, localizada na zona Oeste da capital paulista, percebeu que o aluno apresentava uma desenvoltura bastante eficiente em sala. “Como ficou um tempo fora do país, Tomás perdeu um ano do Ensino Médio. Tivemos a sensibilidade de fazer a reclassificação para aproveitar o seu desempenho”, explica a diretora da instituição, Karyn Fernanda Baldini.

O estudante conta que será uma experiência única representar país nessa competição acadêmica e ainda brinca com a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia “O hexa infelizmente não veio, mas quem sabe seja possível trazer uma medalha?”.