quarta-feira, 16/02/2011

Aluno da rede vence concurso da FEA-USP

Jovem apresentou trabalho sobre o recém-criado HPI Happy Planet Index (Índice de Felicidade Interna) que, ao lado dos índices PIB e IDH, mede o desenvolvimento econômico dos países; Terceiro colocado […]

Jovem apresentou trabalho sobre o recém-criado HPI Happy Planet Index

Terceiro colocado também é estudante de escola estadual

A Escola Estadual Isaltino de Mello, na Capital, está em festa com a vitória de Fabrício Generoso Valiati, aluno do 3º ano do Ensino Médio, no IV Econoteen. O concurso é promovido pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP para jovens do Ensino Médio matriculados em escolas públicas de todo o Estado.

Para participar, os estudantes tiveram que produzir um ensaio sobre o papel do economista na sociedade brasileira atual. Além de Fabrício, também foi premiado, com a terceira colocação, Charles Pedro de Jesus Campos, aluno do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cel. Benedito Ramos Arantes, localizada no município de Igarata, na região de Jacareí.

“Foi uma surpresa. Resolvi participar do concurso porque já tinha intenção de cursar a faculdade de economia”, conta Fabrício.

Em seu ensaio, o estudante fez uma análise da importância de índices como o PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (índice de Desenvolvimento Humano), utilizados para mensurar o desenvolvimento econômico dos países, em relação ao recém-criado HPI (Happy Planet Index/ Índice de Felicidade Interna). “Meu objetivo foi mostrar que o HPI é o indicador mais apropriado no momento para medir e acompanhar o bemestar econômico e social das nações. Afinal, felicidade não se mede pela conta bancária”, concluiu.

Os trabalhos foram avaliados levando em conta a capacidade de desenvolvimento do texto e a coerência dos argumentos utilizados, além da correta utilização de conceitos de economia. Os cinco melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de fevereiro, na FEA-USP.

O concurso tem por objetivo estimular os estudantes do Ensino Médio a refletirem sobre os problemas de natureza econômica e colocá-los em contato com os assuntos abordados pelos economistas, assim como fornecer-lhes informações sobre a graduação em economia e mostrar os caminhos que o profissional da área pode seguir.