Com o resultado, o atleta conquistou a vaga para representar o Estado na Olimpíada Escolar Brasileira, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Curitiba
Aluno da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Profº Vitor Antonio Trindade, em Araçatuba, Roberto Seigi Katsuki Filho ganhou a medalha de ouro na disputa dos 200m rasos na Olimpíada Escolar Estadual, categoria infantil (15 a 17 anos). Voltado a estudantes da rede estadual, o torneio foi realizado entre os dias 6 e 16 de outubro, em Penápolis, reunindo cerca de 3.000 atletas em competições de atletismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal e handebol.
O atleta da Escola Estadual Vitor Trindade sagrou-se campeão ao completar a prova em 23s70. A marca ficou acima do seu melhor tempo (22s85), mas ainda assim lhe rendeu a vaga para representar o Estado na Olimpíada Escolar Brasileira, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Curitiba. “Foi bem difícil, porque os melhores do Estado estavam lá. Mas treinei bastante e estava confiante”, disse Roberto, que disputará pela primeira vez a competição nacional. “Agora é treinar mais até lá e tentar fazer um boa prova para conquistar o primeiro lugar”, acrescentou.
Também foram destaque na competição a equipe maculina de handebol da Escola Estadual Cel. Francisco Schimidt, de Pereira Barreto, que conquistou a medalha de prata, e o time feminino de vôlei da Escola Estadual Profª Maria Eunice Martins Ferreira, de Avanhandava, que ficou com o bronze.
Incentivo ao esporte
Na rede estadual paulista, os alunos não só têm aulas de educação física, previstas na grade curricular do ensino regular, mas também podem participar das Atividades Curriculares Desportivas (ACD), que são oferecidas gratuitamente pelo Estado. Coordenadas por professores de educação física da rede, essas atividades acontecem em horário alternado ao das aulas regulares e têm por objetivo aprofundar o contato do aluno com a modalidade esportiva.
“Nas Atividades Curriculares Desportivas, o aluno pode escolher a modalidade na qual queira se aperfeiçoar e iniciar um treinamento de base. A partir daí começa a participar de competições, entrando de fato no meio esportivo”, explica Sérgio Roberto Silveira, da equipe técnica de educação física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. “Dessa forma, a escola acaba sendo um celeiro esportivo, no sentido que sensibiliza e abre portas para o aluno conhecer o mundo dos esportes, além de dar a ele a oportunidade de se aprimorar”, conclui.