sexta-feira, 31/08/2018

Aluno de Assis é pré-selecionado para Olimpíadas de Astronomia

Pelo quarto ano consecutivo, os alunos da escola Ernani Rodrigues participam da competição

Alunos da rede estadual de ensino são preparados para o futuro profissional. Professores da escola Ernani Rodrigues, da cidade de Assis, interior de São Paulo, incentivam estudantes a participarem de olimpíadas e concursos com o objetivo de ajudá-los a identificar as suas principais habilidades.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) já é figurinha carimbada entre os jovens da unidade de ensino. Pelo quarto ano consecutivo, eles se mobilizam para a ação que tem o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela Astronomia.

O estudante Lucas Henrique Cunha Felício, do 9º ano, conquistou um bom resultado na OBA e foi pré-selecionado para participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019. Ele participa das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia desde o 6º ano do Ensino Fundamental, sempre obtendo excelentes resultados – 7º e 8º ano medalha de Prata; 9º ano – medalha de Ouro. Participou também da OBNH, da OBR e da Olimpíada de Informática.

“O maior desafio foi a primeira prova que fiz no 6º ano, pois eu não tinha nenhum conhecimento sobre Astronomia. Nos demais anos, com o domínio maior do conteúdo, tive mais segurança e não encontrei muitas dificuldades na prova deste ano”, explica Lucas Felício.

O aluno participou, no primeiro semestre de 2017, da disciplina eletiva “OBA!! Uma viagem cósmica”, ministrada pela professora de Ciências, Vanessa Caron de Avellar Garcia. Também faz parte do grupo de estudos de Astronomia do CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento), realizando testes de lançamento de foguetes de garrafas PET impulsionados por pressão.

O seu interesse pela astronomia, surgiu quando visitou à Feira de Profissões da USP, na cidade de São Paulo. Ele se interessou pelo curso de Engenharia Aeronáutica e o seu projeto de vida está voltando para a área de Engenharia.

Ele fará a fase online da OBA a partir do dia 9 de setembro,  dividida em quatro fases, composta por simulado e provas, com o término no dia 28 de outubro.

“Esse é o caminho, o aluno perceber que alguém se preocupa com ele. A gente e tenta fazer a nossa parte. Com a humanização, com apoio, com incentivo, a gente precisa buscar sempre. A gente precisar trazer novos meios de cativar esse aluno, fazer com que ele goste da escola, quando ele tem esse sentimento de pertencimento”, disse a professora coordenadora geral, Olga Liane.

“A escola tem por tradição participar de diversas Olimpíadas – OBNH (História do Brasil), OBA, OBMEP, OBR (Robótica), OBFEP (Física) – no decorrer do ano letivo, sempre colhendo ótimos resultados, além incentivar nossos alunos a testar seus conhecimentos e construir seu Projeto de Vida. Esta é mais uma ação da escola pública que se preocupa com a formação global do aluno e prima pela excelência acadêmica”, completa.

A coordenadora destaca ainda o compromisso e empenho de todos os professores que incentivam os alunos nestes desafios.20