sexta-feira, 19/12/2003

Aluno de Escola Estadual de Laranjal Paulista é premiado na Olimpíada Regional de Matemática

Mais de 300 alunos do Ensino Médio de 62 escolas estaduais da região de Botucatu participaram no último dia 11 da XI Olimpíada Regional de Matemática da UNESP (Universidade Paulista) […]

Mais de 300 alunos do Ensino Médio de 62 escolas estaduais da região de Botucatu participaram no último dia 11 da XI Olimpíada Regional de Matemática da UNESP (Universidade Paulista) de Bauru. Os estudantes tiveram que resolver problemas de lógica e conhecimentos gerais.

O objetivo é atrair alunos com especial interesse e talento para a disciplina, melhorar os padrões de ensino de Matemática e promover a interação entre estudantes e professores. Também visa estimular, premiar e difundir, através de uma competição sadia, as habilidades específicas dos participantes.

O evento contemplou três alunos, sendo dois do Colégio Técnico Industrial de Bauru e um estudante da Escola Estadual Cesário Carlos de Almeida, de Laranjal Paulista: Oswaldo Nunes Neto, estudante do 1º ano do Ensino Médio, que recebeu o certificado  de participação e o troféu de 3a colocação na Olimpíada. Os alunos  Douglas Antonio José de Araújo e Joana Teresa Picinella de Faria, ambos do 1º ano, receberam os troféus de primeira e segunda colocação, respectivamente.

Durante a solenidade o presidente da comissão organizadora da Olimpíada, Dr. José Luiz de Souza, declarou que “os alunos classificados obtiveram a excelente qualificação por merecimento e graças a perseverança de cada um e a dedicação de seus professores”. A premiação ocorreu numa cerimônia festiva, onde cada estudante recebeu um certificado de participação, troféu e brindes oferecidos por patrocinadores e apoiadores.

Histórico

A Olimpíada Regional de Matemática da UNESP foi idealizada e estabelecida em 1993 por sugestão e apoio do Prof. Dr. Mauro Bianchini (1a ao 6a ano) que permaneceu na presidência da comissão organizadora até o ano de 1998. De 1999 a 2003 teve como presidentes os professores Dr. Hércules de Araújo Feitosa, nos anos de1999 e 2000 e o Dr. José Luiz de Souza, de 2001 a 2003.

A realização do evento tem sido possível através de recursos financeiros disponíveis da PROEX (Pro-Reitoria de Extensão Universitária) da UNESP, das inscrições dos alunos e também da parceria com empresas da região.

No início, os objetivos eram os de procurar e descobrir novos talentos em Matemática. Aos poucos foram acrescentadas as iniciativas de difundir e incentivar o gosto pelo estudo da Matemática.

A avaliação, dentro de uma bibliografia compatível, foi realizada através da aplicação de provas especificas dos conteúdos abordados nas séries do ensino médio (1o, 2o e 3o anos). Cada prova continha cinco questões, pontuadas de zero a cinco pontos.

A 11a Olimpíada teve 327 inscritos e 260 participantes, provenientes de 162 escolas públicas e de 166 escolas particulares. A classificação,  em dois grupos de alunos provenientes das escolas públicas e particulares, considerou os cinco primeiros mais pontuados de cada série e de cada grupo. No total foram 30 alunos premiados.