• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/04/2019
Boas Práticas

Aluno de escola estadual ganha bolsa integral para fazer curso nos Estados Unidos

Matheus Lopes Hengle viaja no dia 24 de junho para a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

As férias de um aluno da 3ª série do Ensino Médio da E. E. Salvador de Leone, em Itapecerica da Serra, será bem diferente dos demais colegas. Com apenas 16 anos, Matheus Lopes Hengle garantiu bolsa integral para o curso de verão de Sociologia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A bolsa dá direito à hospedagem, alimentação e estudos na instituição com sede na Califórnia, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos. O curso dura até 13 de julho e aborda diversos temas sobre sociologia e estudo da sociedade. “Acredito que um dos principais critérios de avaliação seja a análise holística de cada estudante, por isso a experiência, o jeito e o caráter dos avaliados contam muito”, diz o aluno.

O processo seletivo não foi fácil. Matheus fez várias tentativas e foi selecionado após o envio de uma carta de apresentação e cinco redações em inglês, junto à comprovação de boas notas e trabalhos voluntários. “As disciplinas eletivas e o fato de ser um aluno solidário competente me ajudaram”, completa. O diretor da unidade, Edney Bianco, é uma prova desse esforço. “Ele sempre foi um aluno diferente, muito dedicado e aplicado”, afirma.

Para Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, a persistência do jovem estudante é um ponto alto e inspira a comunidade. “Matheus é um exemplo de jovem determinado, com garra, que serve como inspiração para todos que almejam a realização de seus objetivos”, destaca.

Aluno diferenciado e leitor de clássicos da filosofia

Matheus sempre foi considerado um aluno diferente. Interessado nos estudos e em textos mais complexos para o Ensino Médio, ele nutre um propósito muito nobre: quer transformar o mundo de alguma forma, e acredita compreender as diferenças culturais será de suma importância para entender mais do nosso tempo.

Leitor de Immanuel Kant, Baruch Espinoza, Sócrates e René Descartes, Matheus estuda em período integral, o que segundo ele, foi determinante para o sucesso na inscrição e também na escolha do Ensino Superior. “Pretendia estudar engenharia civil, mas ao chegar ao ensino médio e conhecer as disciplinas de filosofia e sociologia mudei o foco de interesse para Antropologia Cultural”, completa.

Para os pais ele é puro orgulho. “Eu já esperava, ele é muito dedicado, inteligente, merece; estamos todos muito orgulhosos”, completa o pai Wagner Hengle. Enquanto Itapecerica da Serra assiste o inverno do meio do ano, Matheus estará na ensolarada Califórnia fazendo o que mais gosta: estudar.