sexta-feira, 16/09/2016
Ensino Médio

Aluno de São Paulo apresentará projeto de lei na Câmara dos Deputados em Brasília

Estudante foi selecionado pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro

No fim do mês de setembro, Matheus de Jesus Silva, da E.E. Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, terá espaço para apresentar um projeto de lei e simular uma votação no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Serão cinco dias de atividades, entre 26 e 30 de setembro. A ação faz parte do Programa Parlamento Jovem Brasileiro que, além do representante da capital paulista, selecionou outros 77 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil, sendo seis deles da rede estadual de educação, para vivenciarem uma semana como deputados na capital federal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante a experiência parlamentar, Matheus aprenderá sobre os processos legais, como elaborar projetos que visam o bem-estar da sociedade e, principalmente, vivenciar o cotidiano de Brasília.

Para chegar até Brasília, o aluno utilizou o próprio interesse em Administração Pública para propor um projeto de lei que regulamente a criação de Parcerias Público-Privadas (PPP) entre instituições ensino. A iniciativa visa oferecer bolsas de estudo em instituições privadas a estudantes de bom desempenho escolar.

Auxílio dos professores

Para o programa, todos os estudantes contarão com o auxílio de professores-orientadores para conhecer os aspectos jurídicos e políticos dos projetos de lei. Na lista de finalistas da rede estadual paulista estão ainda a inciativa de capacitação de trabalhadores rurais; a categorização de abandono de incapaz como crime hediondo; a proibição do uso de animais em testes cosméticos; uma proposta de reorganização de produtos nas prateleiras de supermercados para auxiliar cadeirantes; e a instalação de pluviômetros em escolas públicas.

Os candidatos, entre 16 e 22 anos, passaram por um processo seletivo disputado. A comissão julgadora analisou o conteúdo, importância e originalidade dos projetos.