• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 25/08/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

#Aluno: dicas de filmes para estudar História

Aproveite o fim de semana para estudar e se divertir ao mesmo tempo

O fim de semana chegou e que tal estudar e se divertir ao mesmo tempo? É possível aproveitar o tempo de descanso sem interromper os estudos. Há filmes que dão uma aula de história e podem ajudar os estudos a absorver melhor os conteúdos que são apresentados em sala de aula.

Confira a lista com cinco opções de longa-metragem:

1 – Billy Elliot: o longa inglês mostra a história de um garoto de 11 anos que desiste das aulas de boxe para aprender balé. O pano de fundo do filme é a Inglaterra do início dos anos 80, quando o punk explodia nas rádios e os operários foram às ruas para exigir melhores condições de trabalho.

2 – Sob a névoa da guerra: Vietnã é o tema central da trama e a fracassada ocupação norte-americana no país asiático. O filme resgata imagens de arquivo e gravações da Casa Branca entre os anos de 1961 e 1968.

3 – O pagador de promessas: o filme mostra o sincretismo religioso a partir da história de Zé do Burro, um homem humilde que tem como promessa carregar pelo sertão nordestino uma pesada cruz de madeira.

4 – Cinema, Aspirinas e Urubu: o filme mostra a imigração europeia ao nordeste nos anos 1930 e o governo Vargas.

5 – Vida de Menina: inspirado no diário de Helena Morley, o longa retrata as Minas Gerais do final do século XXI e a relação entre brancos e escravos.