• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 18/05/2019
Cultura é Currículo

#Aluno e #Professor: confira dicas de atrações durante a Virada Cultural

Confira dicas de atrações gratuitas em três museus de São Paulo

Todo ano, em maio, a cidade de São Paulo para e recebe a Virada Cultural, evento cheio de atrações gratuitas em museus, cinemas, teatros, oficinas e muito mais. Preparamos uma lista de três museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo para a rede pública aproveitar no final de semana chuvoso e de frio!

Coral e cinema ao ar livre na Casa das Rosas

A Casa das Rosas, fez uma programação especial. No sábado (18), às 19h, acontecerá o Sarau Poesia Expandida, dos alunos do laboratório que leva o mesmo nome, cujos encontros vem acontecendo desde março. Daniel Minchoni, poeta e performer, estará no comando do evento. Logo depois, às 21h, o Coral da Casa das Rosas se apresentará no jardim, com um repertório formado por canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros. E, fechando o dia, às 22h, o longa-metragem O Segredo das Joias (1950), de John Huston, será exibido no clássico evento do museu, o Jardim Paradiso, que nessa edição trata do cinema noir – subgênero de filme policial, o qual teve o seu ápice nos Estados Unidos entre os anos 1939 e 1950. O longa trata de um assalto perigoso que acontece conforme o planejado, mas que torna os próprios criminosos vítimas de suas trapaças.

Urban Taste Cultura de Boteco, no Museu da Casa Brasileira

O MCB promove o Urban Taste Cultura de Boteco, no dia 18, sábado, das 12h às 22h, e no dia 19, domingo, das 12h às 20h. Com a proposta de conectar o público com 12 botecos clássicos de São Paulo, mostrando sua importância para a Gastronomia, a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa, o evento contará com estandes de alimentação e bebidas, feira de produtos artesanais como queijos, geleias, tartes, cervejas, cachaças, doces e salgados, além de palestras e workshops sobre o universo da gastronomia de rua.

Os visitantes também poderão desfrutar dos sabores da casa brasileira no Restaurante Santinho MCB, comandado pela chef Morena Leite, e conferir as novidades da Loja Tororó, criação da designer Marisa Ota, em parceria com Renato Imbroisi e Eurico Ugaya, que traz o melhor da produção nacional de design industrial e autoral.

Paço das Artes promove exposição interativa

No Paço das Artes, durante a Virada Cultural, acontecem as exposições “O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva”, de Bruno Novaes, um convite a pensar sobre as regras que formatam o ensino no Brasil, e “Sussurra para que eu escute”, de Manuel Carvalho, uma análise das possibilidades de composição por meio da sobreposição de camadas de pintura.

Atrações desenvolver diversas habilidades

O leque amplo de opções que a Virada Cultural tem oferece diversas possibilidades aos estudantes e também aos professores, que podem desenvolver habilidades dos mais diversos tipos em sala de aula.

O cinema, por exemplo, é tema frequente das aulas de Érica Miranda, professora da Escola Estadual Rubens Moreira da Rocha: “Uso filmes para passarem um outro conhecimento aos alunos que não seja apenas o conteúdo na lousa. Eles gostam bastante, e muitas vezes fazemos sessões no shopping mais próximo da cidade”, pontua. Para Simone Romano, da Escola Estadual Brasílio Machado, a Virada Cultural é uma oportunidade única: “Essas atividades desenvolvem habilidades socioemocionais e ajudam o aluno a entender a importância do outro ao conviver artísticamente”, explica.