• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/01/2008
Últimas Notícias

Aluno estadual vence prêmio de artes e vai à França

Estudante de Paulínia pintou tela e venceu cerca de 400 concorrentes de escolas públicas Aos 14 anos de idade o aluno Guilherme de Almeida, da escola estadual General Porfhyrio da […]

Estudante de Paulínia pintou tela e venceu cerca de 400 concorrentes de escolas públicas

Aos 14 anos de idade o aluno Guilherme de Almeida, da escola estadual General Porfhyrio da Paz, na cidade de Paulínia, acaba de receber uma inesquecível notícia. Foi escolhido e irá passar 10 dias na França. Ele acaba de vencer o prêmio Museu de Arte Jovem, promovido pela empresa Rhodia, com a pintura de uma tela.

Com o tema ‘Biodiversidade Brasileira’, Guilherme produziu uma obra de arte que, segundo os organizadores, mostrou o contraste da janela de uma sala de aula, completamente cinza, com o colorido da floresta amazônica, que domina a paisagem. O próprio aluno está no meio de paisagem, vista da janela, pintado com as mesmas cores da floresta.

A empresa promove o concurso em escolas públicas municipais e estaduais de quatro cidades onde tem unidades produtivas: Jacareí, Paulínia, Santo André e São Bernardo do Campo. Cerca de 400 alunos de 12 a 17 alunos participaram. Eles foram selecionados a partir da freqüência e participação em todas as disciplinas do currículo escolar, situação financeira e social e aptidão especial para artes plásticas.

“É fundamental incentivarmos a prática de artes. Alunos como o Guilherme precisam receber investimento em seu talento”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os estudantes foram desafiados a explorar áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável como meio ambiente e biodiversidade. Eles desenvolveram atividades extracurriculares durante quatro horas semanais. O projeto foi realizado durante todo o ano letivo.

O júri responsável pela escolha das pinturas foi composto por professores de educação artística, especialistas em artes plásticas e representantes da empresa.