terça-feira, 15/07/2014
Sociedade

Aluno estrangeiro, saiba como realizar sua matrícula em escolas da rede estadual

Número de estudantes nascidos em outros países cresceu de 7,1 mil em 2013 para 7,5 mil estudantes em

Alunos estrangeiros que ainda não frequentam nenhuma escola do estado de São Paulo podem realizar sua matrícula por meio do sistema centralizado da Secretaria da Educação em unidades municipais ou estaduais até 15 de agosto. Os estudantes interessados podem se inscrever em classes dos Anos Iniciais ou Finais do Ensino Fundamental.

O processo de matrícula é necessário para estudantes que não frequentaram a pré-escola municipal em 2014. Para quem já está na rede a matrícula é automática. Para fazer a inscrição antecipada, basta ir a uma unidade de ensino, municipal ou estadual, e fornecer nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

Além dos documentos citados, candidatos estrangeiros devem incluem o passaporte como documento de identificação válido para o registro. Os alunos maiores de 18 anos que ainda não terminaram a Educação Básica também podem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) para o cadastramento.

No caso dos alunos de outras nacionalidades, a Secretaria oferece também a possibilidade da aplicação de uma avaliação de competências, que indica o ano/série que o aluno pode ser matriculado. Para isso, é preciso apresentar no ato da matrícula o histórico escolar ou similar do país de origem para que seja feita uma análise e a inserção do estudante no nível adequado de ensino. O processo não é obrigatório, mas facilita a recolocação do estudante na rede.