sexta-feira, 10/08/2012
Bienal do Livro 2012

Alunos escritores dão dicas para quem quer trilhar caminho da literatura

Estudantes que lançaram livro em parceria com a Secretaria da Educação dão dicas para alunos que também desejam publicar suas histórias Nesta sexta-feira (10), os ex-alunos da E. E. Profº […]

Nesta sexta-feira (10), os ex-alunos da E. E. Profº Sérgio da Costa, Mateus Mendes da Silva, 16 anos, Paulo Jordão Oliveira, 15 anos e Luan Cardoso, 17 anos, estiveram presentes no estande da Secretaria da Educação na Bienal do Livro para conversar sobre o processo de criação e publicação da obra “O Segredo dos Amuletos”.

Lançado em 2010, o volume foi impresso por meio do projeto “Ser Autor”, uma parceria da Secretaria da Educação com a Câmara Brasileira do Livro que publicou os três melhores trabalhos de produção literária da rede estadual.

Incentivados pela escola e seus educadores, os alunos passaram de simples redações feitas nas aulas de português para a publicação de uma história cheia de aventuras. Influenciados pelos grandes escritores da nossa literatura como Monteiro Lobato, os alunos receberam o convite da professora Sandra Martins, na época docente de Língua Portuguesa na unidade escolar, para iniciar a produção literária.

A saga é composta por dez livros, sendo dois publicados atualmente e um finalizado aguardando a publicação. Luan Cardoso, aluno idealizador da obra, comenta a importância do projeto. “A leitura e a escrita transformaram a minha vida. Sou totalmente grato ao que isto me proporcionou”, afirma o estudante.

Durante conversa com outros alunos da rede estadual, os garotos trocaram dicas e informações com outros estudantes que também sonham em dar os primeiros passos pelo mundo literário.

Veja abaixo dicas essenciais para você se tornar um aluno escritor:

arte_luan3_850

– Busque o apoio de pessoas que entendam bem a Língua Portuguesa, como os professores. Eles auxiliarão na revisão dos textos, além de darem dicas para ajudar no seu progresso.

– Dedique-se ao que você faz. O ato de escrever é muito prazeroso, porém muito árduo. Você tem que fazer muitas revisões e modificações no seu material, sempre avaliando se a sua produção está boa o suficiente para que os outros a leiam.

– Escreva sobre um assunto que você goste e que te faz sentir bem. Quando a escrita é feita por prazer, com certeza tudo flui melhor.

As dicas são diferentes, mas os três são unânimes sobre a forma de transformar a paixão pelos livros em história da vida real: “É preciso tentar e a única forma de se fazer isso é escrevendo”.

E você, vai arriscar também?