• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/02/2019
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Aluno: tire suas dúvidas e entenda a importância dos Grêmios Estudantis

A Educação definiu o calendário para o processo eleitoral de 2019

Mais de cinco mil escolas da rede estadual de ensino possuem Grêmio Estudantil, o que representa 96% das unidades de ensino. Por meio dos grupos, os jovens podem exercer a participação democrática, além de desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade.

Formada pelos estudantes, um dos objetivos das agremiações é representar os interesses dos jovens, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores.

Para esclarecer dúvidas sobre a atuação desses grupos ou como montar, a equipe responsável pelos Grêmios Estudantis da rede estadual de ensino, elaborou uma lista de perguntas e respostas para orientar o trabalho dos grupos nas escolas. Confira o material completo aqui.

O que é grêmio estudantil e qual o seu objetivo?

Grêmio estudantil faz parte da comunidade escolar, é uma entidade autônoma formada pelos estudantes com o objetivo de representar seus interesses na escola, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores. Também é responsável em aumentar e despertar o interesse dos alunos nas atividades da escola, organizando, discutindo e criando ações e projetos culturais, esportivas, sociais, comunicativas, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e exercícios de sua cidadania.

Por que criar um grêmio na escola?

O grêmio estudantil é a oportunidade do estudante ter voz ativa na administração da escola, apresentando ideias, sugestões e críticas. Contribui para a formação e o enriquecimento educacional, representando os primeiros passos na vida social, cultural e política do estudante.

Qual o papel do grêmio na escola?

O papel do grêmio na escola é atuar com responsabilidade e compromisso para defender os interesses de todos os estudantes sem qualquer distinção de raça, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, firmando uma parceria democrática com a equipe gestora, coordenadores, professores e funcionários. Todos juntos na construção de soluções para os problemas da escola, contribuindo para formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores destes valores. Quanto mais estimulamos a colaboração dentro da escola e da comunidade, mais estamos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

Calendário das eleições dos Grêmios Estudantis 2019

A Educação definiu o Calendário para o Processo Eleitoral de 2019 que prevê a organização de chapas e campanha para a divulgação de projetos dos alunos.