• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/03/2016
Pais e Alunos

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa seguem abertas

Os interessados podem se inscrever até 30 de abril

As inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa seguem abertas para os estudantes e professores da rede estadual paulista. Nesse ano, o tema é “O lugar onde vivo”. A temática irá propiciar ao participante estreitar um vínculo com a comunidade, aprofundar o conhecimento sobre a realidade e assim contribuir para o desenvolvimento da cidadania. As inscrições seguem até o dia 30 de abril.

Clique aqui para inscrição e mais informações

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Em 2014, um dos vencedores foi um interno da Fundação Casa na categoria poema. O aluno cursava o 6º ano do Ensino Fundamental na rede estadual, com aulas dentro da unidade e escreveu um poema sobre a vida na fundação.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias:

– Poema no 5º e 6º anos EF;
– Memórias no 7º e 8º anos EF;
– Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
– Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.

Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Seleção e premiação

A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por professores, representantes dos pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.

Nessa etapa, o grupo é dividido por gênero para a realização dos encontros regionais, que este ano devem ocorrer em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na oportunidade, professores e alunos semifinalistas recebem medalhas de bronze, livros e participam de atividades de formação, com oficinas de leitura e escrita e visitas culturais.