sexta-feira, 04/08/2006

Alunos aprendem a matemática usando o teatro como ferramenta

Idéia do projeto surgiu para que os estudantes interagissem mais com a matéria O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Teoremas, fórmulas… Certas regrinhas de […]

Idéia do projeto surgiu para que os estudantes interagissem mais com a matéria

O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Teoremas, fórmulas… Certas regrinhas de matemática causam até arrepios em alguns alunos. Pensando nisso, uma professora resolveu usar um método nada comum para prender a atenção dos estudantes em sala de aula: peças teatrais e poemas.

Como tudo começou

A idéia, iniciada no primeiro semestre, partiu da professora Ione Aparecida de Souza Machado Batista. Ela desenvolveu o projeto com cerca de 40 alunos entre 14 e 15 anos da 8º série do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, em Marília, no interior de São Paulo.

Cansada de observar as dificuldades de assimilação e a falta de interesse, ela passou alguns dias pensando em algo que pudesse ajudar no processo de aprendizagem. “Hoje, para ser alfabetizado, o ser humano precisa não só ler e escrever, mas interpretar e atuar no mundo onde vive de maneira dinâmica e capaz de transformar a realidade onde vive”, explica a professora.

O Desenvolvimento

Após dividir a sala em grupos o segundo passo foi se aprofundar nas pesquisas dentro da sala de leitura da escola, usando os livros didáticos e as enciclopédias. Hora de explorar a criatividade para produzir os poemas e definir de que forma iriam fazer as apresentações.

O passo seguinte foi definir os temas para apresentação: História de Pitágoras, Demonstração Prática do Teorema de Pitágoras, Ilustração do Teorema de Pitágoras, Tales e sua História, Acróstico do Teorema de Tales e a Receita “Matemágica” do Teorema de Tales.

Os resultados

Para a professora Ione Aparecida, o trabalho atraiu os interesses dos alunos pelo conteúdo. Ela também notou a melhoria do rendimento na aplicação dos teoremas, e mais: os alunos se tornaram mais comunicativos e passaram a se apresentar em público sem grandes dificuldades.

Segundo ela, a forma diversificada e divertida de transmissão do conteúdo a fez acreditar que, quando instigado a participar da construção do seu conhecimento, o aluno desenvolve habilidades desconhecidas pelo professor. “Eles tiveram um progresso muito grande na aprendizagem, pois perceberam que a matemática não é uma ciência isolada. A matéria pode ser transformada em uma brincadeira educativa. Assim, jamais será esquecida”, concluiu a professora.

Ficou curioso?

Se você ficou curioso sobre a forma como a matemática foi transformada em atividade lúdica para ser trabalhada em sala de aula, veja a seguir dois exemplos de trabalhos feitos pelos alunos. O primeiro transformou um teorema em “receita culinária”. Já o segundo transformou em acróstico algo que, a princípio, nada tinha de poético.

Receita “matemágica” do Teorema de Tales

Ingredientes

1 pitada de bom humor.

1 colher de chá de boas vontades.

½ xícara de inteligência.

4 retas paralelas.

2 retas transversais.

Modo de fazer

Junte numa vasilha a pitada de bom humor, a colher de boa vontade e a porção de inteligência. Bata bastante com uma colher de motivação.

Deixe de lado as brincadeiras e acrescente as quatro retas paralelas na distância de 2cm, 4cm, 6cm, respectivamente.

Meça os segmentos formados entre as retas paralelas, junto tudo à mistura já preparada de bom humor, boa vontade e inteligência.

Leve para assar por 30 minutos de estudos e dedicação e confira o resultado que diz:

“Dado um feixe de retas paralelas cortadas por duas transversais, temos segmentos proporcionais”.

Sirva bem quente e sucesso!

Acróstico Tales

Tanta gente não consegue

Tão difícil é a lição

Também pudera, quem sabe

Tamanha complicação.

Agora vamos ouvir

A nossa explicação

Algumas retas paralelas

A s outras transversais são.

Lembrando que nesse caso

Lá muito tempo atrás

Luminosa idéia teve Tales

Louco por números, aliás.

Ele provou para o mundo

Esse teorema eficaz

Entre os espaços das retas

Estão partes proporcionais.

São coisas que a gente aprende

São fatos simples, reais

Só queremos que vocês

Sejam sábios e nada mais.