Passe, arremesso e drible. Os jovens de escolas estaduais das zonas norte e centro da capital ouviam atentamente as instruções da professora, que falava sobre os fundamentos básicos do basquete em uma das atividades do Dia do Desafio, realizado em 22 países nessa quarta-feira (29). A presença ilustre da ex-jogadora da seleção brasileira Janeth dos Santos foi o incentivo para que os estudantes se apaixonassem pelo esporte.
“Para mim é muito importante poder mostrar para as crianças o quanto é bom fazer uma atividade física e ensiná-las um pouco mais sobre o basquetebol, que é minha modalidade”, comenta a ex-jogadora. O sucesso da oficina, que aconteceu no Sesc Pompeia, pode ser comprovado pelas palavras do jovem Victor Mesquita Freitas, aluno da E.E. Jacomo Stavale, na zona norte da cidade. “A atividade foi muito legal, pois incentivou quem não sabia jogar e, também, ensinou novos dribles e arremessos para aqueles que já sabiam um pouco”, revela animado.
Além de atividades externas, o Dia do Desafio movimentou cerca de quatro milhões de alunos de escolas estaduais de 586 cidades. O evento, que pretende conscientizar a população sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde, acontece, simultaneamente, em mais de três mil cidades.
Na capital paulista, por exemplo, todos os alunos da rede estadual, no período da manhã e da tarde, realizam uma atividade coletiva de no mínimo 15 minutos, antes do início das aulas. Após os exercícios, os estudantes fizeram uma reflexão sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida. O número de participantes é computado nas unidades e enviado às diretorias de ensino, que repassam o dado ao Sesc mais próximo.
No ano passado, o engajamento de alunos e professores foi fundamental para o total de mais de 13 milhões de participantes que o Dia do Desafio alcançou no Estado de São Paulo. O alto índice de participação fez com que a capital paulista vencesse o desafiante Rio de Janeiro. Neste ano, São Paulo disputará com Bogotá, na Colômbia, quem conquistará o maior engajamento.
História
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
Coordenada na América Latina pelo Sesc São Paulo desde 2000, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos para inserirem a atividade física no dia a dia. Todas as cidades do continente são convidadas a participar. Nos municípios participantes a realização é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esportes, Educação e Saúde, com apoio da comunidade.