• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/06/2013
Pais e Alunos

Alunos aprendem música com instrumentos construídos com materiais reciclados

Mais de 1.000 estudantes da rede estadual são beneficiados com a iniciativa

Na escola estadual Coronel Raul Humaitá Villa Nova, garrafas pet e tampinhas de garrafa se transformam em instrumentos musicais, palmas e batuques viram melodia e alunos se transformam em pequenos músicos.

Como parte do projeto Reciclasom, desenvolvido pelo Instituto Terra Meio Ambiente e Inclusão Social, mais de 400 estudantes, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprendem a construir instrumentos com material reciclado e conhecem também conceitos de música.

“Nosso planejamento tem seis meses de aula teórica, momento em que os alunos aprendem pulsação, timbre, ritmo e também conhecem os instrumentos. Depois, vem a construção do instrumento e, na sequência, os pequenos aprendem a tocar”, conta o idealizador do projeto, Márcio Valério Mendes dos Santos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a professora coordenadora da escola, Roberta Etchebehere Berthault, o aprendizado extrapola as portas da escola. “É muito bom ver os alunos chegarem com as sacolas cheias de materiais reciclados para construir os instrumentos. Percebemos que eles estão atingindo as famílias também, pois estão conscientizando os pais de que esse material pode ser utilizado de outra maneira e não precisa ser descartado no meio ambiente”, conta a educadora.

Além de alcançar os alunos da E.E. Coronel Raul Humaitá Villa Nova, o projeto já está sendo aplicado em mais quatro escolas estaduais, chegando, ao todo, a mais de mil estudantes. “Música e meio ambiente fazem uma combinação perfeita. Nosso objetivo não é formar músicos, mas sim cidadãos. Nós estamos conseguindo alcançar esse objetivo”, finaliza Márcio.