terça-feira, 27/02/2018
Ensino Integral

Alunos aprendem a planejar o futuro em aulas de Educação Financeira

Em disciplina eletiva, estudantes usam ferramentas de economia doméstica, visitam a Bolsa de Valores e abrem conta poupança

Planejar o futuro não é lá uma tarefa simples e quando você é adolescente isso não parece ter ainda muita importância. Mas não é bem assim que pensam os cerca de 40 alunos da disciplina eletiva “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”, da Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues.

Desde 2014, os estudantes desenvolvem mecanismos para auxiliar na organização e controle dos gastos domésticos e do dia a dia. “Os alunos aprendem como trabalhar com a planilha do Excel, calcular juros, como ajudar a família a economizar para a realização de um sonho, como uma viagem ou a formatura do Ensino Médio, por exemplo”, explicou a professora de matemática e da eletiva, Marilene Magalhães Chichette.

E é exatamente assim que pensa a aluna da 3ª série do Ensino Médio Ana Luisa Lima Miyamoto, que participou da eletiva em 2016, abriu uma conta poupança e desde então economiza para a realização de seu sonho. “As aulas mudaram a minha percepção das coisas, se antes eu gastava todo o dinheiro que eu tinha quando ia ao cinema, por exemplo, hoje vou guardando um pouco por mês na conta que os professores me ajudaram a abrir. Isso vai de encontro ao meu projeto de vida, que é fazer um intercâmbio para o Canadá”, contou.

A escola fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal do bairro. Os alunos foram incentivados a abrirem uma poupança no banco e depositar todo o dinheiro que conseguissem juntar durante o mês. Os estudantes também já tiveram a oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores de São Paulo e conferiram as operações feitas no local.

De acordo com o coordenador da escola, Mario Aparecido Peres Lavorente, os alunos contribuem para a melhor qualidade de vida de toda a sua família. “Eles levam para casa o que aprendem aqui, eles criam planilhas de consumo para os pais e passam a economizar em coisas simples do dia a dia, como apagar a luz ao deixar um cômodo da casa, passar menos tempo no banho. Os estudantes passaram a enxergar o consumo de outra maneira”, disse.

Durante o curso semestral, os participantes conversam sobre o que é necessário e o que é supérfluo, aprendem a avaliar qual é o melhor momento e melhor modalidade para realizar uma compra específica e ainda desenvolvem planilhas que auxiliam a ter controle dos gastos cotidianos.

Neste primeiro semestre de 2018, o aluno Gustavo de Jesus decidiu fazer parte da eletiva e quer colher lá na frente os frutos do seu esforço de agora. “Eu quero saber como administrar meu dinheiro e ter o conhecimento de controle de gastps e Excel vai ser bom pro meu currículo”, completou.

“Como o nome da eletiva diz: sonhar não custa nada. Mas, para alcançar esses sonhos, temos que usar a matemática financeira”, brincou a professora Marilene.