• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/09/2018
Boas Práticas

Alunos aprendem sobre a importância do uso consciente de água

Na capital, ‘Água: a importância para nossas vidas’ envolve comunidade escolar da E.E. Milton da Silva Rodrigues

Todos nós sabemos o quanto é importante economizar água no presente para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. O Brasil, sobretudo, por possui recursos hídricos riquíssimos, deve ser exemplo mundial de luta contra a escassez da água.

E essa mobilização já começa desde cedo com os jovens da E.E. Milton da Silva Rodrigues, da Diretoria de Ensino Norte 1. Alunos, professores e demais funcionários se juntaram para levar à comunidade escolar a importância do uso consciente dos nossos recursos hídricos.

O projeto “Água: a importância para nossas vidas” é uma iniciativa que propõe múltiplas formas de usar a água, assim como seus ciclos e seu valor para vida do planeta. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam as causas reais dos problemas que o país enfrenta com poluição e escassez.

“Eles conseguem fazer essa reflexão diante dos temas propostos e, inclusive, durante as apresentações chamam a atenção sobre a importância da água e como devemos preservar”, diz Cleonice Paes de Barros, uma das educadoras da escola que criou o projeto.

Com isso, favorece a formação de agentes que fiscalizam interferências positivas e negativas dentro da sua realidade social. Ainda, permite que cada um entenda que qualidade de vida está associada às condições de higiene e saneamento básico e à qualidade do ar e do espaço.

“Eu sofro de pressão alta e uma aluna, certo dia, durante uma apresentação, olhou para mim e disse que eu precisava beber mais água. Eles observaram e chamaram a minha atenção”, lembra a docente.

Como os jovens têm participação ativa, a ideia é torná-los cidadãos combatentes em favor do Meio Ambiente. Sem contar que o projeto colabora com o avanço pedagógico e provoca diversas reflexões sobre o assunto.

“Até mesmo por ser o conteúdo de Química da 2ª série, falamos sobre tratamento da água, água potável e água pura. Como temos laboratório, fazemos uma pequena demonstração das etapas de tratamento. Assim, eles têm uma noção real de como ela chega em casa”, esclarece o professor de Química, Luiz Carlos Rossetti.

Rudy Ferreira Abramovitz, que cursa a 2ª série do Ensino Médio, comenta sobre a importância do projeto. “Antigamente eu tinha uma noção da importância da água, mas após o trabalho essa consciência aumentou. Agora sabemos os motivos pelos quais temos que preservar o recurso”, conta.

As orientações são fundamentais para estimular os jovens a transmitir tais informações para o restante da família e amigos. Quem sabe, será possível formar uma sociedade mais apta para decidir e atuar diante da realidade que o mundo tem enfrentado.

“Os alunos do Médio sempre tentam repassar o aprendizado aos outros alunos, que não estão dentro do projeto. Se a gente não tiver essa consciência, o futuro está em xeque”, finaliza Ana Luisa de Lima Miyamoto, aluna da 3ª série.