• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/08/2018
Notícia

Alunos arrecadam óleo de cozinha em projeto ambiental

Escola Professor Tochichico Yochicava virou ponto de coleta; produto é destinado a uma ong parceria que realiza o descarte correto

Com o objetivo de diminuir a poluição das águas do Rio Tietê, a escola Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, virou ponto de arrecadação de óleo de cozinha. O produto é destinado a uma ong parceira que realiza o descarte o correto.

Desde 2012, a unidade de ensino participa desse projeto, cujo o principal objetivo é a preservação da Bacia do Rio Tietê e evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha. “A partir daí, dizemos campanha com a comunidade, com os alunos, professores, funcionários, de orientação e conscientização do descarte correto do óleo”, explica a diretora da escola, Elisabete Pereira.

“A comunidade procura a nossa escola para fazer esse depósito do seu óleo no ecoposto, porque sabe que a escola é uma unidade idônea, que está preocupada com o meio ambiente”, completa.

Os alunos e comunidade abraçaram a causa e participam ativamente. Na residência da estudante Maria Julia Medeiros, de 11 anos, o descarte de óleo deixou de ser feito no ralo da pia.  “Minha mãe junta o óleo em 10 garrafas pet e coloca no ecoposto da escola”, disse.

Para a aluna Leticia de Aquino Costa, de 12 anos, a ação é muda os hábitos das pessoas. “Eu acho muito importante, porque é uma forma que você não vai jogar no ralo e se jogar você vai poluir muitas coisas. Isso não deve ser feito”, explica.

Um grupo de 20 alunos é responsável pela estratégia de divulgação do trabalho. Acompanhados de funcionário da escola, os jovens saem às ruas para recolher o óleo com objetivo de ampliar a conscientização ambiental da sociedade.

E o resultado tem dado certo. O aluno Gabriel Henrique Alves de Lima já mudou o seu comportamento dentro e fora da escola. “Eu tento não jogar papel de bala no chão, alguma coisa que eu derrubo eu pego. Eu quando vejo outra pessoa, eu até falo com ela”, completa.