• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/09/2008
Últimas Notícias

Alunos cegos da rede estadual passam a ter acesso a computadores

Secretaria de Estado da Educação inicia implantação de software específico para inclusão digital A Secretaria de Estado da Educação resolveu levar o mundo digital para os cerca de 6.600 alunos […]

Secretaria de Estado da Educação inicia implantação de software específico para inclusão digital

A Secretaria de Estado da Educação resolveu levar o mundo digital para os cerca de 6.600 alunos com deficiência visual que estudam nas escolas estaduais. Cerca de 100 escolas referência para atendimento de alunos cegos ou com visão subnormal receberão programa de computador que permite usar totalmente os recursos das máquinas.

O novo sistema, chamado Dosvox, utiliza um recurso de voz para facilitar o acesso aos computadores. O recurso “fala” para o aluno todos os passos do processo de utilização dos computadores.

Para garantir a qualidade do serviço oferecido aos alunos, a Secretaria de Estado da Educação irá capacitar nesta sexta-feira, 15 de setembro, professores que atuam com alunos com deficiência visual de 12 Diretorias de Ensino. Durante todo o dia conhecerão todos os recursos oferecidos pelo programa e a melhor forma de utilizar o Dosvox nas escolas.

O projeto é piloto e está sendo instalado em salas de recursos (voltadas para atividades complementares dos alunos portadores de necessidades especiais) em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio. O próximo passo do projeto é capacitar os profissionais da educação especial de todas as 91 Diretorias de Ensino.