• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/07/2013
Evesp

Alunos com deficiência visual e auditiva terão acesso a curso de Inglês Online

Educação lança plataforma virtual que estará disponível para alunos da rede estadual em agosto

Os alunos com deficiência visual e auditiva da rede estadual também terão a oportunidade de fazer o curso Inglês Online. Uma plataforma inédita, lançada pela Secretaria da Educação, permitirá o acesso de todos os alunos com deficiência. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas até dia 30 de julho. O curso acessível estará disponível a partir de 1º de agosto.

– Clique aqui para fazer a matrícula

No total, são 4 mil vagas para estudantes cegos e surdos que cursam o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual, que agora terão acesso ao segundo idioma de qualquer computador. O inglês online pode ser acessado da própria casa do aluno e, também, nas salas do Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite aos usuários cegos ou com baixa visão a utilização dos computadores.

Para que os alunos com deficiência tivessem a participação garantida, foi desenvolvido um módulo com recursos de acessibilidade de todo o conteúdo, inclusive nos vídeos e fotos, com audiodescrição – para as pessoas cegas e com baixa visão – e legenda e janelas de libras (língua brasileira de sinais) – voltado aos surdos e alunos com deficiência auditiva.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“É um novo curso elaborado especialmente para que todos os alunos possam aprender o inglês na prática, o que corrobora com a perspectiva inclusiva da rede estadual de ensino paulista”, explica a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), Ana Carolina Nunes Lafemina.

Todos os alunos que participam do inglês online contam com tutores que acompanham os participantes via bate-papo com hora marcada e acompanhamento pessoal agendado, conforme a demanda. Estes profissionais também estarão aptos a auxiliar os alunos com deficiência. A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O curso começa dia 1º de agosto e vai até 3 de dezembro.