• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/04/2017
Ensino Médio

Alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa de inscrição do Enem

Edital da avaliação já está disponível para consulta; provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro

Já está disponível para consulta o edital oficial do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), com todas as regras e orientações para os candidatos que vão prestar o exame nos dias 5 e 12 de novembro. Os alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa de inscrição no valor de R$ 82,00.

De acordo com o edital, as inscrições terão início às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio (horário de Brasília), e deverão ser feitas exclusivamente no Portal do Participante, no site do Inep. A taxa de inscrição deve ser paga até 24 de maio.

Clique aqui e confira o edital na íntegra 

Mudanças no Enem 2017

Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a provas em dois domingos consecutivos.

No primeiro domingo a prova conterá questões de Linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. 

Pela primeira vez, estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo, além da disponibilidade de  tradutores para esclarecer dúvidas pontuais. Haverá salas adaptadas para os participantes, que devem indicar a necessidade no momento da inscrição.

Para quem solicita isenção na taxa de inscrição as regras também mudaram, passa a valer também para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte.

Outra alteração importante e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio. O MEC informou que não haverá mais o resultado do Enem por escola.