Estudantes de Praia Grande venceram outras 84 equipes em disputado “torneio” da universidade
Estudantes da rede estadual de ensino construíram um protótipo de colheitadeira de laranjas e venceram uma das mais difíceis disputas do Brasil, o Grande Desafio 2008, organizado pela Unicamp.
Alunos da escola estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, Fernando Contrani, Jonatan de Lima, Marcos Vinícius de Lima e Yuri Cristian derrotaram outras 84 equipes, a ampla maioria oriundas de escolas privadas. Pelo feito, os alunos receberam jogos de química, planisférios e uma viagem cultural por São Paulo.
Os estudantes construíram uma máquina feita com materiais recicláveis como garrafas PET e madeira. A máquina coletou laranjas em um pomar artificial criado na própria Unicamp.
“Esse prêmio mostra como nossos alunos são criativos e talentosos. A Secretaria de Estado da Educação dá todo o apoio para que os estudantes participem de concursos como esses”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A escola E.E. Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, Diretoria de São Vicente, levou os alunos até Campinas, no campus da Unicamp, para a apresentação do projeto à comissão julgadora. A escola foi premiada em duas categorias: “A Bruxa está Solta” (para a equipe de maior garra e força de vontade); e o prêmio “Melhor Solução”, conquistado pelos quatro estudantes.