quinta-feira, 26/06/2008

Alunos constroem colheitadeira e escola estadual conquista desafio científico da Unicamp

Estudantes de Praia Grande venceram outras 84 equipes em disputado “torneio” da universidade

Estudantes da rede estadual de ensino construíram um protótipo de colheitadeira de laranjas e venceram uma das mais difíceis disputas do Brasil, o Grande Desafio 2008, organizado pela Unicamp.

Alunos da escola estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, Fernando Contrani, Jonatan de Lima, Marcos Vinícius de Lima e Yuri Cristian derrotaram outras 84 equipes, a ampla maioria oriundas de escolas privadas. Pelo feito, os alunos receberam jogos de química, planisférios e uma viagem cultural por São Paulo.

Os estudantes construíram uma máquina feita com materiais recicláveis como garrafas PET e madeira. A máquina coletou laranjas em um pomar artificial criado na própria Unicamp.

“Esse prêmio mostra como nossos alunos são criativos e talentosos. A Secretaria de Estado da Educação dá todo o apoio para que os estudantes participem de concursos como esses”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A escola E.E. Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, Diretoria de São Vicente, levou os alunos até Campinas, no campus da Unicamp, para a apresentação do projeto à comissão julgadora. A escola foi premiada em duas categorias: “A Bruxa está Solta” (para a equipe de maior garra e força de vontade); e o prêmio “Melhor Solução”, conquistado pelos quatro estudantes.