• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/01/2016
Lazer

Alunos contam com 12 mil vagas em atividades do Programa Oficinas Culturais

Iniciativa, gratuita para qualquer participante, faz parte da Secretaria de Estado da Cultura

Até o mês de março, os alunos da rede estadual paulista poderão participar de 370 atividades com 12.395 vagas em 126 cidades do país, oferecidas pelo Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura. As atrações variam entre cursos de fotografia, circo, teatro, música, além de gestão cultural.

Clique aqui e confira a programação

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na capital, a Oficina Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, apresentará um projeto de crítica de cinema, no qual serão abordados aspectos específicos de produção cinematográfica, como direção de fotografia, arte, trilha, entre outras. Os participantes poderão assistir longas-metragens específicos em casa ou em cartaz nos cinemas, para o exercício coletivo de crítica. 

Já na Oficina Alfredo Volpi, em Itaquera, será apresentado um projeto de resgate de memória por meio da fotografia do lendário Edifício São Vito, que marcou a história da região central de São Paulo por abrigar uma espécie de mega-favela em formato vertical. O evento inclui a exposição “Edifício São Vito”, de Fabio Knoll e um encontro com o fotógrafo, em que ele falará sobre seu processo de criação, complementado por uma saída fotográfica.

Na Oficina Maestro Juan Serrano, em Cohab Taipas, técnicas de maquiagem artística serão ensinadas aos participantes, mostrando um pouco das possibilidades técnicas e criações de maquiagem no teatro. Para esta oficina, serão oferecidas 12 vagas. As inscrições começam nesta quarta-feira (27) e seguem até 23 de fevereiro. A seleção se dará pelos primeiros inscritos na unidade.

Sobre o programa

As Oficinas Culturais realizam atividades gratuitas de formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. São cursos, palestras, oficinas, workshops, espetáculos e exposições para todos os públicos. No total, existem 15 unidades das Oficinas Culturais no Estado de São Paulo que atendem cerca de 400 municípios:

Capital

OC Oswald Andrade – Bom Retiro (SP)
OC Alfredo Volpi – Itaquera (SP)
OC Casa Mário de Andrade – Barra Funda (SP)
OC Juan Serrano – Cohab Taipas (SP)
OC Mazzaropi (em reforma) – Brás (SP)
OC Metropolitana – Grande São Paulo

Interior e Litoral

OC Pagu – Região de Santos
OC Gerson de Abreu – Região de Iguape
OC Grande Otelo – Região de Sorocaba
OC Fred Navarro – Região de São José do Rio Preto
OC Sérgio Buarque de Holanda- Região de São Carlos, Araraquara e São João da Boa Vista
OC Tinochenco Wehbi – Região de Presidente Prudente e Araçatuba
OC Tarsila do Amaral – Região de Marília e Bauru
OC Carlos Gomes – Região de Limeira e Campinas
OC Altino Bondesan – Região de São José dos Campos
OC – Candido Portinari – Região de Ribeirão Preto