• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/02/2018
A2img/Daniel Guimarães
Notícia

Alunos criam apresentação teatral para combater bullying na escola

Sob a orientação do professor mediador, os estudantes estabelecem relação de diálogo, união e respeito às diferenças

De qual forma você combate o bullying na sua escola? Os alunos da E.E. Jornalista David Nasser assumiram um compromisso de combate ao problema e criaram uma apresentação teatral sobre o tema para conscientizar pais, alunos e professores sobre os perigos do preconceito e a falta de respeito com o próximo.

Com pesada carga emocional, a peça conta a história de Giovana, aluna que é alvo de um grupo de colegas de sala por não estar dentro dos “padrões” que elas seguem. As meninas escarnecem da protagonista com agressões verbais e não verbais. Giovana se sente acuada em procurar ajuda, seu pai é sempre ausente e ela parece não confiar em ninguém. Cansada da zombaria, a estudante decide dar um basta nas brincadeiras e tira a própria vida.

“É fácil fazer esse papel quando você viveu uma história semelhante. Eu já senti isso na pele e sei como é sofrer com brincadeiras de mau gosto e também já tive pensamentos de morte como o de Giovana”, contou a atriz que dá nome à personagem, Giovana Oliveira Silva.

A aluna Daiana Vitória Silva Santos vive o papel da professora que oferece ajuda à Giovana e ressalta que o diálogo é o caminho para combater o bullying. “O importante é que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas. Que elas podem e devem procurar ajuda mesmo que pareça que não tem ninguém ao lado delas. A morte nunca vai ser a solução, precisamos acabar com o problema com conversa e união”, disse.

Os alunos pesquisaram o tema, debateram a respeito e criaram o roteiro. Todo o trabalho foi orientado pelo professor mediador Victor Moraes Filho, que atua na escola há mais de 7 anos. Frequentemente, os estudantes conseguem montar o espetáculo em outras escolas próximas à comunidade. Cerca de 50 estudantes participam da atividade. De acordo com o professor mediador, a peça trouxe resultados positivos. “Além de diminuir os casos de bullying na própria escola, ela ajuda outros estudantes a compreenderem melhor como funciona o universo de uma criança oprimida”, completou.

Para o diretor da unidade, Marcio de Souza Pinho. “A escola está inserida em um contexto crítico social e este é um projeto que soma aos nossos esforços diários de promover um ambiente harmonioso e de respeito para alunos, professores e nossa equipe gestora”, finalizou.

Chega de Bullying

Atuar na prevenção do bullying nas mais de cinco mil escolas da rede estadual é o objetivo da iniciativa “Chega de Bullying: Não Fique Calado”, desenvolvida pela Secretaria da Educação desde 2011, a iniciativa incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento.

A equipe do Sistema de Proteção Escolar, responsável por promover ações que previnam conflitos em escolas da rede, capacita professores para incentivar o desenvolvimento de projetos que transmitam a mensagem de combate ao bullying.