• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/04/2015
Boas Práticas

Alunos criam canal de comunicação para divulgar informações sobre a escola

Ação acontece na E.E. Professor Waldemar Ferreira, localizada no município de Leme

O uso de aparelhos tecnológicos tornou-se presença constante na vida das pessoas. Neste sentido, os alunos do Ensino Médio da E.E. Professor Waldemar Ferreira, localizada no município de Leme, tiveram a ideia de aliar as novas tecnologias de comunicação com a escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Tudo começou durante a aula de matemática da professora Édina Domingues quando a educadora propôs a leitura compartilhada do texto “Na sala de aula, não”. Em seguida, os alunos tiveram a missão de realizar diferentes pesquisas estatísticas com os colegas de classe. Na atividade, ficou comprovado que 99% dos alunos possuíam celulares, sendo que deste número, 100% utilizava o aparelho para acessar as redes sociais.

A partir da apresentação dos resultados, os estudantes tiveram a ideia de criar a Web TV WF, um canal de comunicação do aluno para o aluno. O canal conta com seriados, apresentação de talentos, aulas de chinês, entrevistas com professores e muitos outros assuntos relacionados ao contexto educacional. Todo o conteúdo é realizado pelos alunos por meio de celulares e programas de computador.

“Essa iniciativa dos estudantes é muito boa, pois ajuda os alunos, tanto do Fundamental, quanto do Médio, a desenvolverem autonomia, cidadania e criticidade perante os assuntos da escola e também a ficarem informados sobre os mais diversos temas”, revela Édina.

Participação do Fundamental

Dado o sucesso do projeto e também com o objetivo de dar continuidade na Web TV WF no futuro, este ano a iniciativa conta com a participação novas equipes, uma delas composta por alunos do Ensino Fundamental, que apresentam o Web TV Teen. O grupo é coordenado por uma aluna da 3ª série do Ensino Médio.

O projeto, como revela Vitória Maria Mizuno Sampaio, apresentadora do canal, segue a mesma linha do apresentado pelo Ensino Médio, relatando tudo o que acontece dentro da escola. “Nos programas, trazemos informações sobre os grêmios estudantis e outras iniciativas que acontecem na escola. E os alunos se interessam muito pelos assuntos”, afirma a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental.

“Nós também influenciamos as pessoas da comunidade a interagir mais, pois uma de nossas metas é atingir o público de fora da escola, mostrando não só aos alunos, como principalmente aos pais, que a escola é mais do que um lugar de estudos”, conta Amanda Beatriz Baldin de Souza, câmera e roteirista na Web TV Teen.