• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/03/2014
Ensino Integral

Estudantes do Ensino Médio já podem se inscrever em cursos profissionalizantes

"Via Rápida - Educação Integral" oferece opções de formação diferentes em diversas áreas

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever nos cursos profissionalizantes do projeto da Educação em parceria com o Via Rápida Emprego. As aulas com o foco no mercado de trabalho serão oferecidas depois das aulas regulares, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual. 

– Faça aqui sua inscrição

Para se inscrever, o estudante deve possuir CPF e criar um nome de usuário e senha no sistema do Via Rápida. Após preencher os dados requeridos, como idade, endereço e número de contato, entre outros, é preciso selecionar o nível de graduação “Ensino Médio” e, em seguida, selecionar “cursando”. Com isso, irão aparecer as opções de cursos disponíveis. Após selecionar o curso desejado, o aluno receberá confirmação do cadastro e começará a receber as oportunidades. As inscrições terminam no dia 8 de abril e a previsão é de que as aulas comecem no mesmo mês. 

Chamado de “Via Rápida – Educação Integral”, o projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego do governo paulista, e oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como “Cuidando de Idosos”, “Agentes de Turismo”, “Gestor de Projetos Sociais” e “Organizador de Eventos”.

No total, as vagas são distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras – de 30 alunos em cada sala – disponíveis para o “Via Rápida”.

Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

Alunos mais tempo na escola

Além do “Via Rápida – Educação Integral”, os diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede estadual somam em média de 250 mil alunos já contemplados.  Uma destas ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos.

O número atual é 11 vezes maior comparado aos 5 mil alunos participantes no início do programa em 2012. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.

Outro exemplo de jornada estendida é oferecida pelo Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudos de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes.

*Atualizada em 25/3/2014 às 15h13