quarta-feira, 11/09/2002

Alunos da diretoria de ensino de Suzano assistem a concerto

Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, quatrocentos alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Ensino da região de Suzano assistem a apresentação do Quinteto de Cordas e […]

Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, quatrocentos alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Ensino da região de Suzano assistem a apresentação do Quinteto de Cordas e Sopros da Orquestra Sinfonia da rádio e TV Cultura dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A apresentação ocorre no auditório municipal Dr. Armando de Ré (Rua General Glicério, 1.334, Centro, Suzano).

O Quinteto de Cordas da Sinfonia Cultura, formado pelos músicos Uwe Kleber (violino I), Glaucia Peruchi (violino II), Hector Pace (viola), Gustavo Lessa (violoncelo) e Thibault Delor (contrabaixo), apresentará peças de L. Boccherine, T. Albinoni, W. A. Mozart, M. A. Charpentier, J. S. Bach e Beatles. O Quinteto de Sopros, formado pelos músicos Gabriela Machado (flauta), Salvador Masano (oboé), Luís Fernando Rosa (clarinete), Michael Alpert (trompa) e Alain Lacour (fagote), apresentará peças de Joseph Haydn, Malcolm Arnold, Scott Joplin, Jacques Ibert e Elias Evangelista.

O Projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais.

O projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmara (até 10 músicos), com a meta de atingir 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.

As apresentações, iniciadas com o lançamento do projeto no dia 22 de maio, em Aparecida, foram apreciadas por mais de 13 mil alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Roque, Bragança Paulista, Limeira, Campinas Leste, Sorocaba, Capivari, Campinas Oeste, Itapetininga e Sorocaba. assistirão aos concertos. As apresentações dirigidas a alunos da Capital e Grande São Paulo foram iniciadas em agosto e se estendem até o mês de novembro.