• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 31/10/2018
Ensino Fundamental

Alunos da E.E. Brasílio Machado começam o dia cantando o Hino Nacional

Além de praticar o exercício de cidadania, unidade escolar ensina desde cedo a importância de entender a letra e a melodia

Às quartas-feiras, alunos da Escola Estadual Brasílio Machado começam o dia de maneira um pouco diferente. A unidade, localizada no bairro da Vila Madalena, na capital paulista, reúne os estudantes no pátio para cantar o Hino Nacional.

Mais do que ressaltar o exercício da cidadania, o intuito é fazer com que os pequenos aprendam desde cedo a letra composta por Joaquim Osório Duque Estrada, já que muitos brasileiros têm dificuldade em compreender o vocabulário. “Eu não conheço imagens plácidas (sic)”, comenta a aluna Natália de Oliveira da Costa.

Dessa forma, a unidade busca mostrar que, apesar de muitas palavras não pertencerem mais ao nosso cotidiano, é importante compreender o significado e o valor que elas representam até hoje para nossa pátria.

“Enquanto equipe escolar, entendemos que o Hino representa a nossa pátria. Então todas as quartas-feiras a primeira atividade antes do início das aulas é cantar o Hino Nacional”, explica Simone Santoro Romano, diretora da unidade de ensino.

Segundo ela, estudar o Hino Nacional é o ponto inicial para trabalhar a cidadania e entender a nossa história. São ensinados, portanto, princípios importantes e respeitosos à pátria que contribuem “para construir um país e um mundo melhor”.