Os alunos que vão concluir o Ensino Médio em qualquer modalidade da rede estadual, neste ano, ou aqueles que se declararem membros de famílias de baixa renda, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, as inscrições abrem no dia 25 de maio e seguem até 5 de junho.
Os candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital, também não precisam pagar a taxa. A publicação do edital está prevista para a próxima segunda-feira (18). Os alunos que aderirem à isenção e não comparecerem no dia da avaliação sem justificar, perderão o direito à gratuidade nas inscrições da edição 2016 do Enem.
As provas da edição 2015 do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia, a avaliação terá 4 horas e meia de duração e será composta por questões que envolvem ciências humanas e ciências da natureza. Linguagens e códigos, matemática e redação completam o segundo dia da prova, que terá duração de 5 horas e meia.
No ano passado, mais de 8,7 milhões se inscreveram para a avaliação, que possibilita a entrada dos candidatos em universidades públicas de todo o País.
Nova plataforma de estudos
Para facilitar o desempenho no Enem, a Educação disponibilizou uma nova plataforma interativa de estudos para os alunos da rede estadual de ensino. E são eles que escolherão o nome da ferramenta, por meio de uma votação online, que segue até o dia 22 de maio. Saiba mais aqui.