quinta-feira, 31/05/2012
Últimas Notícias

Alunos da escola Brasílio Machado se movimentam no Dia do Desafio

Com programação especial para comemorar a data, as crianças praticaram danças e jogaram volei, nos períodos da manhã e tarde Dança, música, esporte e muita diversão não faltaram na E.E Brasílio Machado, localizada na Vl. Madalena, zona oeste de São Paulo. A programação especial de exercícios foi desenvolvida em comemoração ao Dia do Desafio, que […]

Com programação especial para comemorar a data, as crianças praticaram danças e jogaram volei, nos períodos da manhã e tarde

Dança, música, esporte e muita diversão não faltaram na E.E Brasílio Machado, localizada na Vl. Madalena, zona oeste de São Paulo. A programação especial de exercícios foi desenvolvida em comemoração ao Dia do Desafio, que aconteceu nesta quarta-feira (30).

O cerca de 330 estudantes do Ensino Fundamental, com idades entre 6 a 10 anos, se dedicaram às coreografias e jogos que movimentaram a escola.

“Montamos um série especial para o Dia do Desafio, estimulando a socialização entre as turmas. Todos foram receptivos à proposta e adoraram as atividades”, comenta Iara de Araripe, professora da disciplina de Educação Física da Brasílio Machado.

A prática esportiva já faz parte da rotina dos estudantes da unidade, que têm cinco aulas de educação física por semana.  No Dia do Desafio, as atividades físicas foram feitas no período da manhã e tarde. Os esportes mais trabalhados foram vôlei e danças, estilos preferidos das crianças.

O momento mais esperado pelos esportistas mirins foi a sessão de relaxamento. “Ao término dos exercícios, os alunos fazem massagens uns nos outros. E eles adoram”, afirma a diretora da unidade escolar, Simone Santoro Romano.

Segundo a diretora, o esporte é importante para relaxar, além de promover a concentração nas outras atividades. “As aulas de educação física são as mais esperadas pelas crianças”, conclui.

Dia do Desafio em São Paulo

Nesta edição do Dia do Desafio, participaram da ação escolas estaduais de 583 municípios paulistas. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é que mais de um milhão de alunos e professores tenham se exercitado durante o evento, que em 2012 tem o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

“Este ano, além das escolas estaduais da capital, tivemos a participação em massa das unidades de ensino do interior nas atividades do Dia do Desafio”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.

Origem

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Durante um rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa gerou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.

A iniciativa teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo.