Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3ª série do Ensino Médio de escola de São Bernardo do Campo exercitam a escrita inspirados em autores famosos
Capitu e Bentinho, personagens da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis, recepcionarão amanhã (14/12), a partir das 19h30, os funcionários, pais e estudantes da Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes, em São Bernardo do Campo, durante a apresentação do livro “Amor entre gêneros”, produzido por 400 alunos.
A obra é composta por 250 textos. São poemas, contos, crônicas, fábulas e cartas escritos pelos próprios alunos, inspirados em clássicos da literatura. O tema escolhido foi o amor em suas diversas formas.
“Queríamos um tema amplo, que pudesse ser bem trabalhado pelos alunos. O amor é subjetivo e abre portas para várias temáticas”, conta a professora de língua portuguesa, Eleksandra de Medeiros Belmonte, coordenadora do projeto.
Durante a cerimônia, a recepção dos visitantes será feita por alunos de 3ª série do Ensino Médio caracterizados como personagens famosos da literatura. Em seguida, está programada a realização de um sarau, com a apresentação dos textos. No final, os alunos autografarão os 1.800 exemplares, que serão distribuídos aos presentes.
O livro é o quarto publicado pela escola. Em 2005, a unidade produziu o livro “União – Poesias 2005”, que trabalhou temas como o meio ambiente e a exclusão social. Em 2007, a obra “Aquecendo a poesia – Poetas do futuro. Uma resposta ao aquecimento global”, era composta por poemas críticos em relação ao assunto. No ano passado, o assunto abordado foi a reforma ortográfica, dentro do livro “Autorretrato da língua – Jovens leitores e escritores do século XXI”.
Entre os estudantes que tiveram seu texto selecionado está, Beatriz Rozas, de 13 anos, aluna do 8º ano. “Sempre tive dúvida em que carreira seguir e a escola me ajudou a desenvolver minha escrita. Hoje posso dizer que gostaria de seguir a carreira de escritora”, conta a menina, que se inspirou em Cecília Meireles na produção de seu texto.
Priscila Rozas, irmã de Beatriz, é aluna do 3ª série do Ensino Médio e também terá seu texto publicado. A estudante ressalta a importância do livro para sua formação. “Serve de incentivo para os alunos, ainda mais para mim que estou em fase de vestibular”.
A Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes fica na avenida Conde São Lourenço, 65, Jardim Silvina.