• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2011
Imprensa

Alunos da escola estadual lançam amanhã livro inspirado em clássicos da literatura

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3ª série do Ensino Médio de escola de São Bernardo do Campo exercitam a escrita inspirados em autores famosos Capitu e Bentinho, personagens da […]

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3ª série do Ensino Médio de escola de São Bernardo do Campo exercitam a escrita inspirados em autores famosos

Capitu e Bentinho, personagens da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis, recepcionarão amanhã (14/12), a partir das 19h30, os funcionários, pais e estudantes da Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes, em São Bernardo do Campo, durante a apresentação do livro “Amor entre gêneros”, produzido por 400 alunos.

A obra é composta por 250 textos. São poemas, contos, crônicas, fábulas e cartas escritos pelos próprios alunos, inspirados em clássicos da literatura. O tema escolhido foi o amor em suas diversas formas.

“Queríamos um tema amplo, que pudesse ser bem trabalhado pelos alunos. O amor é subjetivo e abre portas para várias temáticas”, conta a professora de língua portuguesa, Eleksandra de Medeiros Belmonte, coordenadora do projeto.

Durante a cerimônia, a recepção dos visitantes será feita por alunos de 3ª série do Ensino Médio caracterizados como personagens famosos da literatura. Em seguida, está programada a realização de um sarau, com a apresentação dos textos. No final, os alunos autografarão os 1.800 exemplares, que serão distribuídos aos presentes.

O livro é o quarto publicado pela escola. Em 2005, a unidade produziu o livro “União – Poesias 2005”, que trabalhou temas como o meio ambiente e a exclusão social. Em 2007, a obra “Aquecendo a poesia – Poetas do futuro. Uma resposta ao aquecimento global”, era composta por poemas críticos em relação ao assunto. No ano passado, o assunto abordado foi a reforma ortográfica, dentro do livro “Autorretrato da língua – Jovens leitores e escritores do século XXI”.

Entre os estudantes que tiveram seu texto selecionado está, Beatriz Rozas, de 13 anos, aluna do 8º ano. “Sempre tive dúvida em que carreira seguir e a escola me ajudou a desenvolver minha escrita. Hoje posso dizer que gostaria de seguir a carreira de escritora”, conta a menina, que se inspirou em Cecília Meireles na produção de seu texto.

Priscila Rozas, irmã de Beatriz, é aluna do 3ª série do Ensino Médio e também terá seu texto publicado. A estudante ressalta a importância do livro para sua formação. “Serve de incentivo para os alunos, ainda mais para mim que estou em fase de vestibular”.

A Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes fica na avenida Conde São Lourenço, 65, Jardim Silvina.