• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 29/07/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

Alunos da escola Marechal Deodoro aprendem Matemática com atividades lúdicas

Para das ações, professores utiliaram o Método de Melhoria de Resultados (MMR) do programa Gestão Em Foco

Atividades lúdicas transformaram a forma de aprender Matemática na escola Marechal Deodoro, localizada em São Paulo. Com a aplicação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) do programa Gestão Em Foco, foi possível aumentar o aprendizado dos alunos da unidade de ensino.

Professores aplicaram os fundamentos da disciplina por meio de jogos e oficinas aos alunos da unidade de ensino. Dessa forma, foi possível concretizar ensinamentos dos cinco eixos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação. Os alunos compreenderam também o sistema de numeração decimal, cálculo mental, escrito, exato e aproximado.

“Através dos ATPC’s, foi feita a implementação juntamente com os professores e a diretora Miriam. Todos trouxeram novas estratégias, como os jogos”, explica a professora coordenadora, Noelia de Jesus Tacla. Os jogos eram utilizados também nas aulas de Educação Física e Artes.

Com o MMR os professores e a direção encontraram outras formas de atingir resultados de forma mais eficaz e rápida. A partir do Método de Melhoria de Resultado, foi feito um levantamento das habilidades com baixo desempenho e, no final de 2017, surgiram os resultados positivos.

“Esse retorno para nós foi muito satisfatório, pois quando compreendemos, no fim de 2017, que o MMR estava no início de tudo, observamos professores de Educação Física ensinando perímetro, área, por exemplo”, explica Noelia. “E quando fizemos os simulados do Saresp eu tive uma satisfação muito grande, era sorriso e alegria. Porque ali era o resultado de todo um trabalho. Então o MMR veio para ficar. Nós não fizemos nada diferente, apenas complementamos o trabalho”, finaliza.

As atividades foram divididas em etapas. Foram realizados ditados de números, operações, situações problemas e atividades de espaço e forma, bem como o tratamento da informação e grandezas e medidas.

Para a aluna Mariane Caroline Gonzales, de 10 anos, a forma de ensinar é fundamental para a compreensão da disciplina. “A matemática só se torna mais fácil se você estudar. E fica mais fácil ainda quando o professor incentiva”, disse.

A Matemática começou a ser aplicada em outras aulas. “Na aula de Artes a gente também está aprendendo matemática, porque às vezes a gente pode desenhar uma bola, partir ao meio e fazer uma fração. Então, para mim, a Arte e a Educação Física são jeitos de aprender matemática”, explica a aluna Sara Santos Ribeiro, de 10 anos.

Os professores contaram com a ajuda de alguns estudantes de pedagogia da Uninove. Os universitários chegaram na escola com o intuito de fazer um estágio. Thainá Branco Ferrarezi, que atualmente é auxiliar de classe da Marechal Deodoro, garante que com “a oportunidade de estágio na unidade conseguiu desenvolver melhor a própria capacidade de atuação. Além de ajudar na formação de futuros cidadãos, principalmente dos que vieram de outros países”, diz.

Gestão em Foco

O objetivo do programa é melhorar o aprendizado de alunos dos ensinos Fundamental e Médio com a formulação de planos personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. As unidades de ensino poderão elaborar um diagnóstico mais claro do desempenho dos estudantes para a melhoria da qualidade do aprendizado.