• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/11/2004
Últimas Notícias

Alunos da escola Pedro Raphael da Rocha abordam artistas brasileiros em sala de aula

A Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha, pertencente a Diretoria de Ensino de Limeira e localizada na cidade de Santa Gertrudes, está desenvolvendo durante esta semana, um projeto de artes […]

A Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha, pertencente a Diretoria de Ensino de Limeira e localizada na cidade de Santa Gertrudes, está desenvolvendo durante esta semana, um projeto de artes denominado Movimento da Arte, que consiste no resgate da memória e das obras de artistas brasileiros.

O motivo da professora Éster Lopes Alves trabalhar este novo projeto com 80 alunos do Ensino Médio é sair um pouco do contexto internacional e permitir aos estudantes conhecerem e se aprofundarem um pouco mais na cultura artística brasileira.

As classes de educação artística foram divididas em cinco grupos e cada grupo teve que escolher um artista brasileiro, selecionar uma obra, estudar a fundo e logo em seguida pintar seu trabalho na parede da escola.

As personalidades brasileiras escolhidas pelos jovens foram Vítor Meireles, Mario Zanini, Helio Oiticica, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Cícero Dias e Lasar Segal.

Na parte de pesquisa, os alunos estudaram em detalhes como cor, luz e sombra, definindo e transcrevendo minuciosamente os detalhes de cada peça.

As salas de aula se tornaram em ambientes artísticos e também tem espaços para murais, de 1,50x 1,50m, e exposições.

Alexandre Peppe