• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/01/2019
Ensino Fundamental

Alunos da escola Professor Ulysses Ramires realizam leitura compartilhada

Uma das atividades do projeto “Amigos Leitores” é ler para o outro colega de sala

Com o objetivo de intensificar a leitura dos alunos da escola Professor Ulysses Sanches Ramires, em Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, professores criaram o projeto “Amigos Leitores” para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa visa explorar os livros do acervo da unidade de ensino de forma criativa e lúdica. E uma das atividades é ler para o outro colega de sala. “A gente está incentivando outras crianças a ler, e isso é bom”, disse a aluna de 11 anos, Yasmin Santos Ferreira.

Para a aluna Mariane Vieira Silva, a atividade permite você aumentar o seu conhecimento. “Através dessa prática, as pessoas aprendem mais e conhecem novas palavras”, disse.

O diretor da escola, Durval Gregoleti Junior, explica que essa troca faz com que o aluno mais novo seja influenciado pelas boas atitudes do mais velho.  “Se o aluno do quinto ano lê para o do quarto, o menor compreende a importância da leitura e se espelha no maior. Com a interação, o vínculo se amplia. No intervalo, percebemos os alunos conversando entre si, os maiores com os menores”, explica.

Além de ajudar na formação dos alunos, a leitura também contribui para a compreensão de outras disciplinas. “Até em exatas se precisa da interpretação de texto, então é de suma importância para qualquer ser humano a prática da competência leitura”, compartilha a vice-diretora Jaci Perpétua dos Santos.

Clube de leitura

A leitura compartilhada pode ser realizada fora da escola. Montar um clube de leitura pode ser uma atividade divertida e prazerosa.

Separamos algumas dicas:

Convide os amigos que gostam de ler: chame o seu amigo da escola, alguém da família ou seu vizinho. O importante é montar um grupo com pessoas interessadas pela leitura.

Faça uma votação para definir a obra que será estudada: depois de montar o grupo, faça uma lista com sugestões de livros que podem ser estudados. Lembrando que as obras precisam ser relacionadas ao objetivo do grupo. Por exemplo: se o clube de leitura é para ajudar no vestibular, escolha os livros obrigatórios estabelecidos pelas faculdades. Uma opção é fazer um sorteio para definir a obra.

Defina um local para o encontro: pode ser no parque, na sua casa ou na residência de um amigo. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.

Duração do tempo do encontro:  evite encontros longos e cansativos, pois é muito fácil de perder o interesse. Uma hora de discussão é um bom tempo para trocar conhecimento. Conforme os encontros vão acontecendo, o grupo vai sentindo a necessidade de aumentar ou diminuir os encontros.

Monte um gabinete com os integrantes: é importante montar um boletim informativo com todas as informações que foram trocadas durante o encontro. Faça uma votação para presidente, vice-presidente e secretário.