Estudantes de duas Etecs conquistaram medalhas de prata na sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos voltado a alunos do quinto ano do Fundamental ao terceiro do Ensino Médio de escolas públicas de todo o País. Os alunos estudam nas unidades de Cândido Mota e Jandira.
Neste ano, a olimpíada teve como tema “O lugar onde vivo”. Os jovens puderam participar de categorias como poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião e tiveram que expressar o que sentiam sobre os lugares que frequentavam no dia-a-dia, tanto a escola como o próprio lar.
A aluna Vitória de Jesus, da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, localizada em Cândido Mota, na Região de Marília, foi premiada na categoria artigo de opinião com o texto “Os fins não podem justificar os meios”. “O texto da Vitória serviu como um alerta sobre a liberação de agrotóxicos e os possíveis riscos que isso pode gerar na saúde das pessoas”, explica Alexandre Marroni, professor orientador da estudante.
Já os estudantes Evellyn da Silva e Vitória da Silva, da Etec Prefeito Braz Paschoalin, de Jandira, receberam a prata pelo audiovisual “Por trás das ruas”. Eles registraram imagens e depoimentos de pessoas sem moradia. “Foi muito emocionante ver os jovens empolgados em registrar fotos. Deu para ver que, por um breve momento, eles se sentiram parte integrante da sociedade e ajudaram a construir um mundo melhor”, pontua Abel Mendes, professor de português da unidade e orientador da turma.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social.