• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/02/2019
Agenda do secretário

Alunos da rede participam de bate-papo com secretário de Educação

Estudantes também tiveram espaço no segundo dia do encontro de Diretores e Planejamento 2019

No segundo e último dia de atividades do Encontro de Diretores e Planejamento 2019, os alunos da rede estadual também tiveram voz. O evento, realizado em Águas de Lindoia, deu a oportunidade aos estudantes de debaterem diretamente com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Na ocasião, os jovens puderam conversar sobre assuntos como as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), protagonismo juvenil, novas oportunidades para os jovens, incentivo às inovaçoes tecnologicas, entre outros temas.

Aluna do segundo ano da Escola Estadual Culto à Ciência, Ana Júlia Ribeiro, 15 anos, aprovou a dinâmica. “Fiquei muito feliz pelo convite e de compartilhar as ideias com outras escolas localizadas em outras regiões. Foi muito importante o debate para a gente crescer em conjunto, com alunos, professores, gestão escolar, dirigentes, secretário, todo mundo junto”, disse.

Durante o encontro, o secretário aproveitou para esclarecer questões sobre oferta de ensino técnico e mudanças para o Ensino Médio, incentivo ao intercâmbio, itinerários formativos, gestão democrática, entre outras questões. Também participaram os alunos das escolas estaduais Conde do Pinhal, Vicente Rizzo e Caramuru.

Em seguida, quatro diretores comentaram as conclusões dos temas propostos e debatidos nos dois dias de encontro através de quatro temáticas: Aprendizagem e intervenção pedagógica no Ensino Médio; Evasão e abandono no Ensino Médio; Acompanhamento e recuperação; e Gestão de pessoas e clima escolar.

O encerramento dos trabalhos foi feito por Rossieli, que ressaltou a importância do papel dos diretores para a transformação da educação estadual. Segundo ele, a Secretaria da Educação só tem significado ao lado das escolas, diretores, professores e, sobretudo, alunos.

“Nós representamos, apenas neste encontro, um oitavo de todos os alunos do ensino médio do Brasil e isso nos coloca um desafio e uma responsabilidade muito grande sobre o futuro desses jovens. Se a gente está falando se transformação da educação nós temos um peso que ninguém pode tirar”, concluiu.