• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/11/2013
Sociedade

Alunos da rede disputam, em Belém, os Jogos Escolares da Juventude

Estudantes competem nas modalidades de handebol e tênis de mesa

“Quando conseguimos a vaga foi maravilhoso. Tivemos uma sensação de dever cumprido”. Victor Ferreira e Silva, aluno da E.E. Wilson Roberto Simonini, está feliz em competir, pela primeira vez, nos Jogos Escolares da Juventude, uma disputa nacional que envolve escolas da rede pública e privada, e que neste ano acontecerá, entre os dias 7 a 16 de novembro, em Belém, no Pará.

Ao todo, cerca de 4 mil jovens atletas, com idades entre 15 e 17 anos, competem em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A disputa é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Os alunos que vão disputar em Belém foram vencedores dos Jogos Escolares, organizado pela Secretaria da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Victor está competindo na modalidade de handebol masculino e diz que a estar nessa disputa é um sonho de toda a escola. “Muitas gerações sonharam em viver isso. Por isso, queremos ficar entre os três primeiros. Se conseguirmos, toda a escola será vitoriosa”, conta.

A E.E. Wilson Roberto Simonini tem uma tradição em handebol masculino. “Aqui todo mundo pratica esse esporte desde cedo. Nós somos conhecidos na região de Guaianazes (na zona leste, onde está localizada escola) por essa tradição de formar muitos jovens nesse esporte. E isso é positivo, porque o esporte melhora a autoestima do aluno e proporciona a eles uma visão melhor do mundo”, conta o professor de Educação Física, Jefferson Isolino da Silva, que treinou o time que vai disputar em Belém, composto por 12 alunos.

A E.E. Comendador Pereira Inácio também está enviando duas alunas para a disputa. Ambas concorrerão na modalidade tênis de mesa feminino. “É a primeira vez que elas vão sair de São Paulo e estão felizes por participar disso tudo. O esporte resgata a autoestima do aluno e isso reflete no rendimento escolar”, diz a professora de Educação Física, Valéria dos Santos Batista.

#album[2450]down#