• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/05/2019
Boas Práticas

Alunos da rede estadual apresentam espetáculo interativo sobre cidadania e arte

Espetáculo explora vários espaços da escola Dr. Alarico Silveira; durante a peça, elenco oferece lasanha em um jantar coletivo com a plateia

O que acontece quando estudantes de diversas escolas da rede pública se juntam para montar uma peça de teatro nada convencional, cheia de diálogos com o público e partes interativas? É o que acontece com cinco escolas localizadas na Barra Funda, em São Paulo. Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), os estudantes apresentam o espetáculo [Entre] na Escola Estadual Dr. Alarico Silveira.

No elenco estão dez adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, alunos das escolas estaduais Dr. Alarico Silveira, Prof. Flaminio Favero, Afiz Gebara, Joaquim Leme do Prado e Prof Daniel Paulo Verano Pontes.

A grafia de [Entre] é com colchetes mesmo. Uma forma de pontuar as diferenças do espetáculo para uma peça de teatro comum. Primeiro, porque o ponto de partida é a própria biografia dos adolescentes. Eles encenam passagens de suas vidas, emoções e sentimentos vividos, fazendo uso de coreografias e cenas teatrais elaboradas a partir da vivência dos alunos.

A interatividade da peça é um dos grandes pontos positivos do espetáculo. Uma forma de expressar o conhecimento adquirido pela experiência empírica dos alunos na forma de arte, como Caetano Siqueira, coordenador da COPED, explica. “Existe aquilo que todo mundo tem que aprender. porque conhecimento é libertador, conhecimento é poder e conhecimento faz com que saibamos melhor aquilo que queremos fazer e faz com que a gente saiba fazer melhor o que queremos fazer”.

Depois, porque ao invés de um palco, com plateia e cortinas marcando os limites entre arte e realidade, [Entre] não tem lugar fixo para acontecer. Os estudantes ativam os espaços da escola e buscam refletir sobre a presença das pessoas nele, sejam alunos, funcionários e/ou a comunidade. Juntos, os alunos também preparam uma lasanha para um jantar coletivo com a plateia.

O trabalho, desenvolvido por meio da ONG Projeto.ASP, durou dois meses e propõe um diálogo entre as biografias dos adolescentes, entremeando música, dança, poesia e artes visuais. O intuito é reforçar a individualidade e fazer com que cada aluno busque o talento dentro de si, como pontua o secretário da educação Rossieli Soares. ““Todos nós temos talento. Com o Inova Educação, o Ensino Médio dará condições para que o aluno encontre seu talento e se aperfeiçoe nele”.

Serviço

Espetáculo [Entre]
Data: quinta e sexta, às 18h30
Duração: 50 minutos
Local: EE Dr Alarico Silveira, Rua Conselheiro Brotero, 100, Barra Funda
Entrada gratuita