• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/12/2016
Boas Práticas

Alunos da rede estadual conquistam 1º lugar em mostra nacional de foguetes

Estudantes faturaram prêmio com foguete movido a vinagre e bicarbonato de sódio

Os alunos Kerginaldo Antunes e Vinícius de Carvalho Rodrigues, da escola estadual Papa João Paulo II, em Ribeirão Branco (SP), foram campeões na Mostra Brasileira de Foguetes, promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia. O evento reuniu estudantes de todas as regiões do Brasil, no Rio de Janeiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante seis meses, os estudantes foram orientados pela professora Flaviane Bispo e coordenados pela diretora Leda Menk para a construção do foguete de garrafa pet movido a vinagre e bicarbonato sódio.

“Foi uma conquista para toda a escola. Ao mesmo tempo que para nós foi uma experiência incrível, pudemos, ainda, inspirar outros alunos”, disse Kerginaldo, que está se programando para realizar grupos de orientação para outros alunos que queiram participar das próximas mostras de foguetes.

Kerginaldo lembra que fez dois lançamentos. No lançamento que garantiu a vitória da dupla, o foguete atingiu a distância de 140 metros. Além da competição, os alunos e professores participaram de palestras com o astronauta Marcos Pontes e outros astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica.

Os alunos foram premiados com certificado de participação, miniatura do maior foguete brasileiro e com livro publicado pelo astronauta Marcos Pontes.