terça-feira, 29/05/2012

Alunos da rede estadual de 583 municípios participam do Dia do Desafio

A expectativa da Secretaria da Educação é atingir mais de um milhão de alunos e professores, que farão atividades físicas na 18ª edição do Dia do Desafio As escolas estaduais de […]

As escolas estaduais de 583 municípios paulistas participam amanhã do Dia do Desafio. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é que mais de um milhão de alunos e professores se exercitem durante o evento, que neste ano tem o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
A ação, que terá a participação de 3.417 cidades em 21 países, incentiva a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

“Nesta edição, além das escolas estaduais situadas na capital, é esperada a participação em massa das unidades de ensino do interior nas atividades do Dia do Desafio”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.

Coordenada na América Latina pelo Sesc SP (Serviço Social do Comércio) desde 2000, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos para inserirem a atividade física no dia a dia. Todas as cidades do continente são convidadas a participar. Nos municípios participantes a realização é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esportes, Educação e Saúde, com apoio da comunidade.

Na capital paulista, os alunos da rede estadual de ensino, no período da manhã e da tarde, realizam uma atividade coletiva de no mínimo 15 minutos, antes do início das aulas, acompanhada de uma reflexão sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida.  Os docentes e alunos do noturno fazem atividades pontualmente. O número de participantes é computado nas unidades de ensino e enviado às respectivas diretorias regionais de ensino, que, por sua vez, fazem a soma total e enviam à coordenação do Dia do Desafio do Sesc mais próximo.

Nas cidades do interior que aderiram ao Dia do Desafio, estudantes e professores se envolvem na programação, feita pelas prefeituras e unidades Sesc, e neste ano, a exemplo da capital, devem realizar atividades também nas escolas. Os dados são computados pela administração municipal.

No ano passado, do total de participantes na cidade de São Paulo, cerca de 2,9 milhões de pessoas, 792,2 mil eram alunos e professores da rede estadual da capital, que venceu a desafiante Durango (México). Neste ano, a disputa será com o Rio de Janeiro.

Para definir os concorrentes, os municípios participantes são agrupados em sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. No Brasil, serão considerados os dados do IBGE com base na população de 2010. Nos demais países, serão utilizados os dados populacionais fornecidos pelos órgãos oficiais do governo. Os resultados serão divulgados entre os dias 1º e 4 de junho.

Origem

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Durante um rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa gerou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. A iniciativa teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo.