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terça-feira, 24/03/2015
Ensino Integral

Alunos da rede estadual de ensino são premiados na Feira de Ciências e Engenharia

Estudantes do Ensino Médio conquistaram o 4º lugar, na categoria agrária

Alunos da escola de Tempo Integral Afonso Cafaro, em Fernandópolis, foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), organizada pela USP. Eles conquistaram o 4º lugar, na categoria agrária, com o projeto “Um salto para o futuro – Introdução de insetos na alimentação humana”.

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Os estudantes Lucas Thiago Pereira de Silva e Jessé Pinato de Castro, da 3ª série do Ensino Médio, responsáveis pelo projeto, defendem o cultivo do gafanhoto para posteriormente transformá-lo em farinha para consumo. O estudo revela que o inseto possui 60% de proteína, enquanto a carne possui apenas 40%.

A professora orientadora Jucimara Uliana Gomes comemora a conquista de seus alunos. “O projeto, desenvolvido desde 2013, é encantador. Eu me sinto orgulhosa de enxergar o potencial dos meus alunos, que é possível despertar isso e que todos os alunos são capazes, basta um incentivo”.

O projeto chamou a atenção dos pesquisadores da UNESP de São José do Rio Preto e  rendeu uma parceira. “A equipe da universidade estadual acatou o nosso projeto e abraçou a causa. Vamos receber ajuda para o desenvolvimento da farinha”, conta. A segunda etapa do projeto será o estudo da proteína do gafanhoto.

A professora Jucimara Gomes diz que o Modelo de Escola de Tempo Integral ajudou no desempenho dos alunos. “Esse modelo dá oportunidade de desenvolver um trabalho diferenciado, oferece a abertura de novos caminhos. Para mim, escola de sucesso é escola de Tempo Integral”, afirma.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que ocorre todos os anos na Universidade de São Paulo (USP). Alunos e professores de todo o País têm a oportunidade de expor seus projetos realizados durante o ano.

Com o objetivo de aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, a Febrace cria oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária, além de estimular novas vocações em ciências e engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.